The Last of Us na vida real

terça-feira, 2 de julho de 2013

The Last of Us na vida real

Zumbi do jogo The Last of Us: Controlado por Fungo


The Last of Us vem sendo elogiado pela critica no mundo todo, vários sites especializados estão dando nota 10 para o game.

Tudo isso não é por nada, o jogo realmente se mostrou merecedor de todos estes elogios. Onde até mesmo na “origem” dos zumbis ele impressiona.

Diferente da maioria dos jogos de zumbis, em 'The Last of Us' as criaturas não se espalham através de um vírus feito por cientistas sádicos em um laboratório, o grande vilão do game está presente na vida real, vivendo na natureza, são os Fungos. Sim, isso mesmo! Os fungos do game existem na vida real e são capazes de se apoderar de diversos seres vivos. Um deles se chama Cordyceps, esse fungo se apodera do corpo dos insetos até exercer controle total sobre eles.

Formiga zumbi

O tal fungo, que ainda esta firme e forte nas florestas hoje em dia, trava na “formiga Carpinteira” enquanto ela transita pelo chão da floresta antes de voltarem para seus ninhos nos altos das árvoras, então ele cresce dentro da formiga, liberando alguns químicos que afetam seu comportamento. Algumas saem em busca de folhas frescas sozinhas, já outras se jogam do topo das árvores para as folhas próximas ao chão.

O último estágio do parasitismo é o mais macabro. Em suas últimas horas de vida, as formigas infectadas vão para a parte de baixo da folha que elas estão e travam as mandíbulas no veio central da folha, as imobilizando e arrumando o fungo na posição correta. “Isto pode acontecer em massa, você pode encontrar cemitérios inteiros com 20 ou 30 formigas por metro quadrado. Todas as vezes elas estão em folhas a uma certa altura do chão e mordendo o veio principal antes de morrerem” diz David Hughes da Universidade de Harvard.

O fungo não consegue crescer na altura do topo das árvores ou no chão da floresta, mas as formigas infectadas normalmente morrem em folhas entre os dois, onde a humifafe e a temperatura servem melhor ao fungo. Quando a formiga morre, o fungo brota de sua cabeça e produz um bolo de esporos que são lançados no chão da floresta à noite, onde eles podem infectar outras formigas.

Aranha contaminada pelo fungo


Confira esse documentário do canal BBC sobre o fungo:

Nenhum comentário: