Carnaval da Eslovênia celebra tradições pagãs

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval da Eslovênia celebra tradições pagãs

Kurentis no Carnaval esloveno, são criaturas míticas do imaginário pagão que expulsam o Inverno e dão as boas-vindas à Primavera


O Carnaval da Eslovênia é feito pelos tradicionais desfiles de bufões com máscaras demoníacas. O Carnaval da cidade eslovena de Ptuj é uma mistura entre as celebrações ocidentais e o antigo paganismo eslavo.

A peculiaridade dessas festas de carnaval consiste em uma fusão entre o Carnaval da Europa ocidental, principalmente o veneziano e o austríaco, e o folclore local onde predomina a mitologia pagã eslava.



Carnaval da Eslovênia oferece vários eventos culturais

As celebrações do Carnaval oferecem diversos eventos culturais, etnográficos e lúdicos. Exemplos disso são, as festas de máscaras de crianças, um desfile internacional, competições, feiras e exposições com a participação de grupos nacionais e dos países vizinhos.

O Carnaval esloveno de Ptuj é celebrado desde o ano 1960.

Esses carnavais têm uma grande semelhança aos realizados na cidade litoral croata de Rijeka.



Na Croácia acontece um Carnaval semelhante ao Carnaval da Eslovênia


Na Croácia, os camponeses locais chamados zvoncari (sineiros) fantasiam-se há séculos como seres horripilantes fantásticos com o objetivo de espantarem o Inverno, enquanto no Carnaval da Eslovênia, as personagens de aspecto muito similar assumem o papel de kurenti (bufões).

No início do Carnaval, os respectivos prefeitos de Ptuj e Rijeka entregam as chaves da cidade ao “príncipe do Carnaval”  A grande festa termina com o baile de máscaras na quarta-feira de cinzas, quando também acontece o enterro de "pust", um boneco que simboliza todos os males.

A cidade costeira de Rijeka atrai visitantes de todo o mundo durante o carnaval, conhecido como um dos mais divertidos na Europa, com elementos do folclore e mitologia eslavos.

Com mais de cem anos de história, a festa surgiu da tradição dos camponeses de colocar máscaras horrendas para afugentar o diabo e celebrar a chegada da primavera. Naquela época eram organizados desfiles e espetáculos para os nobres austríacos e húngaros e para a nobreza de toda a Europa.

Imaginação, criatividade e originalidade dominam os desfiles de carnaval e o ponto alto da Grande Parada do Carnaval de Rijeka será o desfile de 100 carros alegóricos e 10 mil máscaras que percorrem a rua Korzo, que deverá mobilizar 8.000 participantes e 100 mil visitantes.
Os carnavais de Ptuj costumam atrair todos os anos milhares de espectadores. De seus desfiles internacionais, participa uma grande multidão de pessoas fantasiadas, procedentes de diversos países vizinhos.

No Carnaval de Ptuj, a procissão etnográfica é a que preserva melhor a tradição secular e consta de três partes: Começa com os kurenti, que espantam o Inverno, seguido de um desfile de fantasias que invoca a Primavera e a fertilidade, para terminar com a passagem de figuras grotescas para divertir e assustar os espectadores.



“Kurenti” – Os fantoches do Carnaval esloveno


Os kurenti são fantoches extravagantes e espantosos que, com sua aparência e o grande barulho que produzem pelos grandes sinos atados a seus cinturões, devem assustar o inverno e as forças do mal.

Um kurenti comum se veste de peles de ovelha, leva cornos de touro, sinos na cintura, uma máscara demoníaca, meias de lã e sapatos pesados. Além disso, empunha na mão esquerda um mangual ou chicote de armas, que se usava na Idade Média.

Outros kurenti típicos se fantasiam com plumas de ave e usam uma máscara com bico ou incorporam elementos diabólicos de influência próxima ao reino animal.

Depois desse desfile, a procissão segue com os personagens que invocam à Primavera, o amor, a fertilidade, a exuberância e a plenitude. Por isso, as fantasias de Carnaval constam de folhas verdes, adornos florais, homens que arrastam um arado e que jogam sementes ou representam outras atividades relacionadas com a agricultura.

Os atos lúdicos terminam com a passagem de figuras grotescas, ciganos alegres que predizem o futuro e mendigos excessivamente mal vestidos que saem às ruas e fazem farras e palhaçadas.

Com estas brincadeiras no final da procissão se tenta evocar que, seja o ano bom ou mau, a temporada, fértil ou não, sempre deve-se levar a vida com humor e graça.

O enterro do pust, uma criatura que simboliza todos os males na quarta-feira de cinzas  marca o fim do Inverno na Eslovênia e o fim do Carnaval Esloveno e o começo de uma nova estação, a Primavera.


Nenhum comentário: