Titane, terror sobre assassina com obsessão por carros vence Festival de Cannes 2021

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Titane, terror sobre assassina com obsessão por carros vence Festival de Cannes 2021


O Festival de Cannes 2021 terminou em clima de terror com a premiação de "Titane", de Julia Ducournau, com a Palma de Ouro de Melhor Filme.

"Titane" é continuação da trama canibal de "Raw", filme que deu muito o que falar ao ser lançado na seção Semana da Crítica de Cannes em 2016. A produção combina terror corporal, filme de vingança feminina e obsessão por carros, além de ter sido indiscutivelmente a obra mais radical da competição de Cannes deste ano.


Com a vitória, a cineasta francesa se tornou a segunda mulher vencedora da Palma de Ouro. Antes dela, apenas a neozelandesa Jane Campion tinha realizado a façanha, ao vencer em 1993 por "O Piano".

Marcada por uma gafe do presidente do júri Spike Lee, que revelou o resultado antes da hora, a Palma de Ouro também foi a segunda consecutiva da distribuidora americana Neon, que adquiriu os direitos da "Titane" para os Estados Unidos. A Neon tinha adquirido anteriormente "Parasita", de Bong Joon-Ho, que depois de vencer o festival francês ainda conquistou o Oscar.

A trama de Titane acompanha Alexia (vivida pela estreante Agathe Rousselle) e desperta estranheza e até repulsa no espectador. Com uma placa de titânio em seu cérebro, desde que sofreu um acidente de carro na infância, a jovem terá um comportamento bizarro do começo ao fim. Mas quem embarca na loucura, aos poucos percebe que a protagonista é uma desculpa para diretora francesa Julia Ducournau refletir sobre barreiras sexuais, estereótipos masculinos e femininos, fluidez de gêneros e amor incondicional.

Comprado pela plataforma de streaming Mubi, onde sua estreia ainda não foi definida, “Titane” foi recompensado sobretudo por seu atrevimento, o que vem acompanhado, muitas vezes, de humor. Quando a personagem engravida do Cadillac, seus peitos não se enchem de leite e sim de óleo para motor, o que arranca gargalhadas da plateia.

Seu filme anterior, o terror Raw, já foi considerado ousado ao trazer uma história de uma estudante universitária que pratica canibalismo e entrou na lista da BBC dos 100 melhores filmes de todos os tempos dirigidos por mulheres.


Confira o trailer:

Nenhum comentário: