Phrogging, a bizarra prática de morar escondido na casa dos outros

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Phrogging, a bizarra prática de morar escondido na casa dos outros

Cena do terror da Netflix "Á Espreita do Mal", filme aborda prática de phrogging.
 

Você já teve a sensação de que não estava a sós em casa e desconfiou se tratar de um fantasma? Sons estranhos surgem pelo imóvel e alguns objetos desaparecem misteriosamente? O seu caso pode não ter nada a ver com algum tipo de manifestação sobrenatural e sim com alguém praticando “phrogging”.

Situação abordada no filme À Espreita do Mal, da Netflix, phrogging é o ato de viver escondido na casa de outra pessoa. O termo é derivado da palavra inglesa “frog”, que em tradução livre significa sapo, e se refere às pessoas que se dedicam a este tipo de atividade e vivem pulando de um imóvel para o outro.

Cena do vencedor do Oscar 2020. Sul-coreano "Parasita" trouxe phrogging para fazer reflexão sobre classes sociais.

Os phroggers (praticantes da atividade) geralmente agem assim com o objetivo de aproveitar a experiência de viver escondido na casa dos outros sem que os moradores saibam. Eles dormem por lá, usam o banheiro, se alimentam, observam os proprietários e assistem à TV sem ninguém perceber, abandonando o local após alguns dias.

Também há aqueles que investem nesta prática por necessidade, como vemos em Parasita, ganhador do Oscar 2020, ou por não terem onde morar, e resolvem beneficiar-se da “hospedagem” gratuita. Eles podem viver no sótão, porão ou qualquer outra parte da casa onde não haja movimentação, saindo do esconderijo à noite ou quando não há ninguém na residência.

Casos reais de phrogging

Ao contrário do que possa parecer, o phrogging não é uma lenda urbana nem acontece apenas nos filmes. Já houve vários casos noticiados, principalmente nos Estados Unidos, um deles em 2013, quando estudantes de uma universidade em Ohio começaram a perceber que os seus armários, forno e micro-ondas misteriosamente estavam sendo deixados abertos.

Tudo ficou no tom de brincadeira ao sugerirem que tinha um fantasma assombrando o local, mas as coisas começaram a ficar sérias quando eles notaram que as ocorrências continuavam. Então, eles decidiram revistar a casa e desceram ao porão, onde encontraram um quarto com uma porta trancada.

Eles pediram ao seu corretor de imóveis para abrir a porta, pois o profissional havia alugado a casa para eles há pouco tempo e possuía todas as chaves do lugar. Então, eles descobriram um quarto totalmente mobilado com fotos de um homem com sua família e amigos, mas não havia ninguém lá naquele momento.

O estudante de informática Brett Mugglin, que também mora na casa, lembrou que já tinha visto o homem nos arredores da casa uma vez e até falou com ele, mas o estranho havia falado que estava apenas visitando outras pessoas que viviam por ali. Na época, o homem se apresentou como Jeremy e mencionou "Eu estava me perguntando quando eu ia começar a conhecer as pessoas que vivem aqui", porém Brett nem sequer podia imaginar que ele vivia no porão.

Apesar do susto, os estudantes levaram a descoberta numa boa, deixando um bilhete para Jeremy entrar em contato. Quando conseguiram falar com o homem, os universitários retiraram as coisas dele e trocaram as fechaduras da casa e do porão. Os rapazes planejam entrar na justiça contra a corretora de imóveis que alugou a casa, que também assume a culpa por não ter mudado as fechaduras, certificando-se de que a casa estava vazia antes de os novos inquilinos entrarem.

Eles descobriram que o estranho também era um estudante da Universidade de Ohio, mas que já estava vendo outro lugar para morar e começando a levar as suas coisas. Brett afirma que a história pode parecer engraçada agora e que Jeremy é uma pessoa do bem, mas a situação poderia ter sido muito perigosa se fosse com uma pessoa com intenções criminosas.

Ator Joe Cummings alega ter achado estranha vivendo em seu apartamento em Nova York.

Caso famoso

A história contada pelo ator americano Joe Cummings (O Franco Atirador) parece ter saído direto de um roteiro de filme. Em 2009, quando morava em Nova York, ele teria sido surpreendido por uma descoberta aterrorizante: havia uma mulher estranha morando escondida em uma espécie de sótão no apartamento dele, em Manhattan.

Segundo Joe, tudo começou quando ele percebeu que a comida de sua geladeira estava acabando rapidamente sem que ele estivesse comendo. Depois de perguntar à namorada se ela seria a responsável pelo sumiço dos alimentos e ela negar, o ator achou que tudo era uma brincadeira da amada e decidiu instalar uma câmera secreta para pegá-la em flagrante. Estaria ela assaltando a geladeira em crises de sonambulismo?

O vídeo é assustador se você considerar que ele é real — mas boa parte da internet acha que tudo não passa de encenação. Entre os argumentos para acreditar que as imagens são roteirizadas, está o perfeito enquadramento da câmera. Se Joe estava preocupado em filmar o assalto à geladeira, por que o equipamento de vigilância ficou posicionado de forma a captar todas as ações da inquilina indesejada (e não só o roubo da comida)?

Outra pergunta feita é sobre o porquê dela se arriscar saindo do buraco à noite — enquanto Joe está dormindo — e não durante o dia, enquanto ele está na rua. E que coincidência perfeita é o fato dele beber exatamente da mesma caixa de leite que a intrusa havia bebido horas antes. Além disso, como ele não sentiu o cheiro de xixi ao se aproximar da pia?

Depois que o vídeo se tornou viral, Joe deixou algumas respostas para perguntas feitas de forma mais frequente. Ele garante que tudo que acontece nas imagens é espontâneo e real e que, quando assistiu às imagens, teria ligado imediatamente para a polícia e saído do apartamento. O ator não sabe dizer quem era a mulher que vivia escondida ali nem como ela entrou, mas garante que o espaço em que ela estava não tem ligação com qualquer tipo de tubo de ventilação ou janela.

Segundo ele, ela não deu muitas informações à polícia quando foi presa. “Eu não sei como ela entrou lá. A única forma para isso ter acontecido seria pela janela, já que eu moro no último andar e existe uma escada de incêndio. A polícia acredita que ela iria apenas me roubar, mas decidiu ficar quando encontrou o compartimento. Eles também disseram que essa não foi a primeira vez que algo assim aconteceu”, escreveu o ator.

Joe também diz que, ao que parece, a mulher teria ficado ali por duas semanas ou um pouco mais.

O que ele não esperava era que as imagens mostrassem outra pessoa no apartamento: uma desconhecida que, no meio da noite, saía do compartimento escondido do apartamento para fazer xixi na pia da cozinha, pegar alimentos e beber o leite da geladeira, além de assistir televisão enquanto Joe e a namorada dormiam.

Confira o vídeo da invasora:


Antes disso, em 2008, foi relatado o caso de uma mulher que vivia escondida no porão de uma casa no Japão. Já com relação aos casos de phrogging no Brasil, o hábito parece não ter se tornado moda aqui. De qualquer forma, vale a pena reforçar as fechaduras, trancar bem as janelas e investir em um sistema de vigilância com câmeras.

E na próxima vez que notar algo estranho em casa (ruídos, coisas desaparecendo, micro-ondas ligando sozinho etc), pode ser mais prático chamar a polícia para fazer uma varredura no imóvel do que contratar um investigador paranormal.

Nenhum comentário: