Casa de Antiguidades, filme aposta no surrealismo pra falar do Brasil do futuro

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Casa de Antiguidades, filme aposta no surrealismo pra falar do Brasil do futuro


Premiado no Festival de Chicago em 2020 com o ‘Roger Ebert Awards’, o filme brasileiro "Casa de Antiguidades" - protagonizado pelo veterano ator Antônio Pitanga -, tem sessão de estreia especial por uma semana, a partir de 19/11/2020, no Cine Petra Belas Artes em São Paulo. A estreia comercial em todo o Brasil está marcada para o começo de 2021.

Em Casa de Antiguidades, Cristóvão (Antonio Pitanga), um homem mais velho, começa a trabalhar em uma moderna fábrica de laticínios no sul do Brasil. Ele se sente distante, não se identificando com a cultural local e as pessoas, sofrendo com o preconceito dos moradores da cidade. Um dia, ele descobre uma casa abandonada repleta de objetos que o lembram de suas origens. Aos poucos, Cristóvão vai se instalando pela casa, reconectando-se com sua ancestralidade. Curiosamente, mais objetos começam a aparecer sem explicação, como se o lugar tivesse vida própria. Lentamente, Cristovam passa por uma metamorfose.


Dirigindo seu primeiro longa, João Paulo Miranda Maria invoca os demônios invisíveis dos oprimidos através de um olhar, cheio de nuances, sobre o racismo sistêmico no Brasil moderno. O que acontece quando após décadas de abusos destroem a humanidade de Cristovam?

Único filme latino americano na seleção oficial do Festival de Cannes de 2020, "Casa de Antiguidades" também foi exibido nos Festivais de Toronto, San Sebastian e na 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Mencionado pela conceituada revista Variety como um dos cinco cotados para melhor filme internacional no Oscar 2021.


Confira o trailer:

Nenhum comentário: