Teatro no Rio de Janeiro tem peças de terror com preços populares

sexta-feira, 10 de março de 2017

Teatro no Rio de Janeiro tem peças de terror com preços populares


Com cerca de 800 lojas e uma circulação de pelo menos 80 mil pessoas por dia, a Saara — um dos centros comerciais a céu aberto mais tradicionais do Rio — ganhará a partir da próxima segunda-feira um polo de cultura para que as pessoas possam relaxar em meio à correria do dia a dia. Sediado num casarão no Largo São Francisco de Paula, o Teatro do Saara apresentará cinco espetáculos curtos até o dia 23 de junho, com sessões entre meio-dia e 15h.

— Nosso principal objetivo é mostrar que o teatro pode fazer parte do cotidiano das pessoas, tornando-se uma alternativa de lazer inteligente no horário comercial. A ideia é manter em funcionamento um espaço no momento em que elas já estão na rua. Não é preciso se deslocar para ir ao teatro. Ele já está lá — explica Fernando Maatz, diretor da Anti Cia de Teatro e idealizador do projeto.

Os espetáculo têm textos de Luciana Zule e direção do próprio Maatz. São eles: “O homem que via os mortos”, “O sequestro no trem fantasma” , “O mascate da Rua da Alfândega”, “Dr. Frederico, o hipnótico” e “Crime na Uruguaiana”. As peças, que têm 25 minutos de duração cada, serão encenadas de forma alternada de segunda a sexta.

As montagens são inspiradas no Grand Guignol, teatro francês que ficou conhecido no começo do século XX. O gênero tornou-se famoso especialmente pelo modo como desenvolveu as peças de terror.

— Havia truques cênicos e maquinaria para efeitos variados como cortar uma cabeça ou simular pele derretida por ácido — conta Maatz. — No Teatro do Saara, dialogaremos com o Guignol e teremos truques inspirados pelo gênero de horror que tanto o consagrou.

Ele acrescenta que, apesar de temporário inicialmente, o objetivo é futuramente conseguir criar na região um espaço cultural com programação contínua, sala de ensaio, teatro de pequeno porte e espaço de convivência.


Datas e Horários

No programa de estreia serão apresentados cinco espetáculos com tramas populares sobre o Rio e seus habitantes, com ênfase na própria região do Saara: 

Segundas-feiras
O Mascate da Rua da Alfândega (12h) 
Crime na Uruguaiana (13h) 
O homem que via os mortos (14h)

Terças-feiras
Sequestro no Trem Fantasma (12h) 
Dr. Frederico, o hipnótico (13h) 
O Mascate da Rua da Alfândega (14h)

Quartas-feiras
O homem que via os mortos (12h) 
Sequestro no Trem Fantasma (13h)
Crime na Uruguaiana (14h)

Quintas-feiras:
Dr. Frederico o Hipnótico (12h) 
O Mascate da Rua da Alfândega (13h) 
Sequestro no Trem Fantasma (14h)

Sextas-feiras
Crime na Uruguaiana (12h)
Dr. Frederico, o Hipnótico (13h)
O homem que via os mortos (14h)

O Local

As peças serão apresentadas no pátio de um antigo sobrado no Largo de São Francisco de Paula. O espaço, que estava em ruína, foi adaptado pela TEM- Central de Produção e pela Anti Cia de Teatro para se tornar o mais novo e inusitado espaço cultural da cidade!

O objetivo da empreitada é, futuramente, conseguir criar ali um espaço cultural com programação contínua, sala de ensaio, teatro de pequeno porte e espaço de convivência.

O Teatro do Saara tem imenso impacto social e foi concebido para dialogar com seu entorno. A escolha da região do Saara para o projeto se deu pela alta concentração de pessoas, estimada em 80.000 por dia. Trata-se ainda de um local de grande relevância para a cidade Rio de Janeiro, seja por seu inquestionável valor histórico e cultural, seja por se tratar de um local democrático por excelência, onde todas as classes, cores e crenças convivem de maneira harmoniosa.

O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro,Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e com os apoios do Dança CCC, CARVALHÃO, Rádio Roquette-Pinto, Donna Natureza, Rádio Saara , Clube da Fantasia e Casa Pinto.


Espetáculos

O homem que via os mortos


Farsa. A trama sobrenatural envolve três personagens: Lindalva, empregada doméstica que sonha ver de perto uma pérola de verdade; Sr. Ling, estrangeiro dono de uma perfumaria no Saara, que sofre de uma disfunção intestinal; e Jonas da Luz, o homem que diz ver os mortos com a ajuda de uma máquina especial. Sr. Ling quer recuperar a famosa fórmula do Óleo de Cobra, produto de grande sucesso em sua loja, mas que se perdeu com a morte de seu sócio Chen, único conhecedor da fórmula. Para isso chama Jonas da Luz, vidente charlatão. Enquanto Jonas da Luz e Sr. Ling conversam sobre o contato com os mortos, Lindalva escuta, por engano, que há um colar de pérola perdido pela casa, enchendo de expectativa a empregada que acredita que finalmente conseguirá ver de perto uma pérola original! Elenco: Bruno Aragão, Cecília Hoeltz e Lucas Oradovschi.


O sequestro no trem fantasma


Drama musical. Após um misterioso sequestro nas imediações da Praça Tiradentes, famoso trem fantasma é obrigado a ficar fechado por meses, tendo a oportunidade de reabrir suas portas com número musical estrelado por seus sinistros e misteriosos integrantes: Medalhão, bate-bola sem pernas; Aranha, a siamesa de garras envenenadas; Peludo, o homem-cão e Morta, a amorosa sem dedos. Durante o ensaio para o grande dia de reabertura, revelações bombásticas transformam o Trem Fantasma num campo de batalha, onde a verdade pode doer ou virar canção. Elenco: Bruno Aragão, Cecília Hoeltz, Dulce Penna e Lucas Oradovschi. 


O mascate da Rua da Alfândega


Monodrama. Famoso mascate, vendedor de banha da Rua da Alfândega, conta sua história de vida e seu encontro com Jussara, arrumadeira de pensão, que está sempre de luvas de cetim e guarda um estranho segredo. Após conhecer homem misterioso, que tenta lhe vender a famosa fórmula da Banha de Cobra, vinda de Lisboa, o mascate é envolvido em boato que põe seu negócio em jogo e faz com ele fique cara a cara com Jussara em situação arriscada. Elenco: Bruno Aragão, Cecília Hoeltz, Dulce Penna e Lucas Oradovschi.



Dr. Frederico, o hipnótico



Suspense científico. Os Almeida, respeitado casal com loja no Saara, resolvem consultar o famoso Dr. Frederico em busca de tratamento para estranha enfermidade que atingiu um dos membros da família. Valdir, sua mulher e seu filho de colo participam de uma assustadora consulta médica, na qual Dr. Frederico demonstra toda a sua habilidade de hipnotizar até os seres mais selvagens da Terra. Elenco: Bruno Aragão, Cecília Hoeltz e Lucas Oradovschi.



Crime na Uruguaiana



Tragédia de erros. Rubens, um tímido professor de história e mitologia geral, se apaixona por Cristina depois de um forte esbarrão na Rua Uruguaiana. Embora tenha dificuldade em se comunicar com a jovem, vai preparando em seus pensamentos a mais linda declaração de amor que um homem poderia fazer a uma mulher.Após vários esbarros enigmáticos com Cristina, Rubens decide fazer a declaração, mas acaba sendo surpreendido pelo destino que arrasta os dois para as páginas policiais. Elenco: Bruno Aragão e Dulce Penna.


Serviço:

TEATRO DO SAARA: Rio de Janeiro - RJ, Largo São Francisco de Paula 19, Centro. Tel.: 3349-8008.
Sessões ao meio-dia, 13h e 14h. 
Temporada: de 13 de março a 23 de junho
Ingresso: R$ 3
Lotação do teatro: 50 pessoas
Duração: 25 minutos (cada peça)
Classificação indicativa: 16 anos

Conheça mais sobre o teatro:

Nenhum comentário: