Belém das Sombras, terror antológico resgata lendas da capital paraense

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Belém das Sombras, terror antológico resgata lendas da capital paraense


Quando se fala em terror logo vem em mente cenas de Frankenstein ou de outros clássicos de Hollywood, mas "Belém das Sombras" é mais uma obra organizada pelo escritor Andrei Simões, que reúne 16 contos de autores e autoras paraenses abordando o terror social, que trata sobre medos e situações reais do mundo. A publicação está sendo vendida por meio de campanha colaborativa e está disponível no site cartarse.

O livro, que é idealizado por Andrei Simões e pela editora de Filipe Larêdo, tem como propósito repaginar e ressignificar o terror urbano de Belém. " Idealizei esse livro chamando autores e autoras para repensar o terror, o livro vai além e utiliza o terror para repensar sobre as mazelas da sociedade nesse ano de 2020. Dessa forma acredito que podemos pensar de como tornar as coisas melhores para se viver", explica Andrei.

Todos os contos seguem esse formato, onde diversas vozes colocam seus pontos de vista sobre uma Belém assombrada por entidades antigas e com reinvenções de lendas urbanas, mas com representatividade e histórias originais.

"É um conteúdo onde abordamos as questões dos negros, da comunidade LGBTQI+ e entre outros grupos sociais", destaca Andrei, que está em sua sétima publicação. O escritor explica que em decorrência da pandemia do novo coronavírus não será possível realizar o lançamento presencial.

Belém das sombras não é o sol do meio-dia, aquele que nos queima em nossas correrias enlouquecidas da rotina. Belém das sombras é o sol do fim da tarde, que já projeta o escuro e, nele, criaturas ansiosas para sair e nos atormentar.

Cada conto encerra uma narrativa em si, sempre conectada a uma origem comum, onde seres sobrenaturais influenciam comportamentos e direcionam situações extremas. Em cada história há um espelho que reflete o leitor e a nossa realidade.

Há uma Belém que resiste ao concreto, onde forças milenares sobrevivem às colonizações, mantendo-se conectadas à natureza e acima dos aspectos maniqueístas. Essas criaturas se manifestam e, às vezes, materializam-se a partir dos medos pessoais de amazônidas que vivem uma tensão urbana mais humana, cercados de violência e miséria social e moral.

A partir do aroma do medo real, no mundo perigoso do agora, com o avanço de religiões e ideologias políticas extremistas, o sobrenatural surge e quer nos alertar.

Há uma Belém profunda, que se esconde nas sombras do impiedoso sol amazônico, e esta obra, através de narrativas curtas, desvelará criaturas com forte simbolismo, representando nossos temores sociais e existenciais mais profundos, sem esquecer os aspectos de entretenimento.

Tudo que você ouviu sobre Belém é verdade. E o que não ouviu também.

A Belém das sombras te espera; esqueça tudo que você acha que sabe sobre nossa cidade e permita-se o desafio de encontrar as verdades ocultas desta antiga e assustadora metrópole sobrenatural.

O Idealizador 


O sexto livro do escritor resgata o texto original da primeira publicação impressa "Putrefação", mas com diferença nos temas, nos textos e nas histórias. Andrei tenta não repetir fórmulas, pois ele diz que tem técnicas e não fórmulas. Tenta sempre fazer algo novo. E no livro sexto livro ele trata de um terror mais psicológico.

Andrei Simões tem mais de 20 anos de carreira e é um dos pioneiros do terror no Pará. É um pesquisador do terror, horror e ocultismo, tendo como principal interesse a Belém invisível. Mas além de escritor, também é biólogo, mestre em comportamento e professor universitário.

É autor, organizador e escritor-participante da Feira Literária do Pará (FliPA), desde 2014. Foi também um dos palestrantes do 1° Congresso de Literatura e Leitores Fantásticos (CONALLFAN), congresso online realizado em 2014, é ministrante de oficinas de Escrita Criativa, além de participar de eventos como Thriller On The Book, palestrando sobre horror e terror, e de eventos geek como Animazon e Anime Geek em salas Literatura Fantástica e de Terror.

O livro pode ser comprado no site da Editora Pyro pelo preço de R$ 60,00 reais.

Nenhum comentário: