Mitologia em alta

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mitologia em alta



Os deuses do Olimpo abandonaram estantes empoeiradas para marcar presença nos chamativos displays das grandes livrarias. Reeditado em formato econômico, “O Livro de Ouro da Mitologia” (Ediouro), um clássico escrito em 1855 pelo americano Thomas Bulfinch, figura há algumas semanas no rol dos mais vendidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, surpreendendo o mercado editorial. Na rede de lojas Fnac, por exemplo, é a obra campeã. “Está sendo mais procurada que a biografia de Steve Jobs”, diz Leandro Cançado, diretor de vendas da megastore. Ele não fornece números, mas dá uma ideia da procura: duas vezes maior que a de outro best seller, “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de R. R. Martin, saga que deu origem à série televisiva “A Guerra dos Tronos”. 


Uma explicação para o fenômeno é meramente mercadológica: o livro está sendo comercializado abaixo do preço normal – custaria normalmente R$ 57 e pode ser comprado agora por R$ 15. “Existe um público novo que busca bons livros a preços mais acessíveis”, afirma Leila Name, diretora editorial da Ediouro. Outro motivo, mais estimulante, deve ser considerado. “As pessoas voltaram a ter um grande interesse pelos temas da mitologia”, diz Cançado, que situa o nicho no mesmo patamar das publicações religiosas e de autoajuda. Outro sucesso é: “Heróis, Deuses e Monstros da Mitologia Grega”.


O fascínio pelos feitos fantásticos de personagens sobre-humanos sempre existiu, e o sucesso de livros como “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, cujos personagens são encarnações contemporâneas de deuses gregos, prova que essa tendência chegou ao público adolescente. Outro exemplo é a série de aventura “Jogos Vorazes”, inspirada na história de Teseu, o homem que matou o minotauro. Um fato puxa o outro: para entender melhor esses enredos, o jovem leitor estaria procurando obras mais amplas sobre o assunto, da mesma forma que se consulta um dicionário para enriquecer o vocabulário.



Fonte: ISTOÉ

Nenhum comentário: