Top 10: Tradições natalinas assustadoras espalhadas pelo mundo

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Top 10: Tradições natalinas assustadoras espalhadas pelo mundo


O Natal é considerado uma época mágica, onde as famílias se reúnem celebrando a renovação das esperanças, o Papai Noel chega em seu trenó trazendo os presentes, as luzes se acendem iluminando toda a escuridão..mas existe aqueles lugares que as luzes não alcançam e a escuridão predomina, chegou a hora de conhecer os mistérios que cercam essa noite.

Confira 10 tradições natalinas sinistras que selecionamos:


10- Natal das Aranhas (Ucrânia)


A lenda natalina conta que aranhas solidárias, construíam teias para enfeitar a árvore natalina de uma viúva pobre que não tinha dinheiro para colocar nenhum ornamento em sua árvore, quando a viúva acordou de manhã ficou surpresa, pois os raios de sol que entravam pela janela faziam as teias de aranhas reluzirem que nem ouro e desde então a viúva teve sua vida transformada.

Essa lenda deu origem a uma bizarra tradição ucraniana de soltar uma aranha em meio à arvore natalina na noite de Natal, o primeiro que encontrar o bicho escondido na árvore terá muita sorte. Enfeites natalinos em formato de teias e aranhas são muito comuns no país e decorações com aranhas significam deixar a sorte entrar em sua casa.

9- Natal dos Espíritos (Portugal)


Os portugueses têm a tradição de colocar cadeiras para todos os membros da família na noite de Natal, até mesmo para os falecidos.

Por causa dessa tradição a mesa da ceia de Natal fica disponível a noite toda e só é arrumada na primeira refeição do dia seguinte. Nas regiões rurais são comuns as fogueiras de Natal após a Missa do Galo, cerimônia de culto aos mortos, onde as famílias se reúnem para rezar pelos entes falecidos.

8- Os Elfos Travessos (Grécia, Bulgária, Sérvia, Albânia, Bósnia e Chipre)


Os 12 dias que antecedem o Natal têm um significado assustadoramente especial, é nesse período que os Kallikantzaroi, uma espécie de elfos travessos, saem da terra para assustar e pregar peças nas pessoas, causam confusão, intimidam as pessoas, urinam nos canteiros, estragam comida, derrubam coisas e quebram móveis.

Parte das tradições de Natal, então, inclui rituais para mantê-los afastados, como por exemplo, manter um fogo aceso durante a noite. A tradição em alguns desses países é queimar um velho sapato de couro durante a noite natalina, acredita-se que o cheiro de couro queimado afastaria as criaturas por um longo período de tempo.

7- A Bruxa dos Alpes (Alemanha, Suíça, França e Áustria)


Frau Perchta, é uma bruxa que habita as regiões alpinas.

A dita cuja tem duas faces, sendo que uma delas é simpática, e é a mostrada para crianças boazinhas; agora a face maligna da bruxa só é vista por crianças que não se comportam. Ela vai à casa das crianças à meia-noite e deixa um pedacinho de prata nos sapatos das crianças comportadas.

As crianças que não se comportam, por outro lado, são punidas por uma cirurgia. A bruxa chega, abre a barriga das crianças, retira seus órgãos e os substitui por palha.

6- O Temido Krampus (Alemanha, Áustria, Romênia, República Tcheca, Hungria, Croácia e Eslovênia)


Uma criatura demoníaca que ronda as ruas assustando criancinhas e punindo as malvadas – não, não é Halloween, mas sim o cúmplice de São Nicolau, o temido Krampus.

A versão “má” do São Nicolau, que pune as crianças que não se comportaram bem durante o ano. Na Áustria, no dia 5 de dezembro, há quem saia às ruas vestido como o Krampus e bata nas pessoas com uma vara, evocando essa punição.

Na primeira semana de dezembro, garotos vestem-se de Krampus (especialmente na véspera do Dia de São Nicolau), assustando as crianças com sinos e correntes pelas ruas, dando início a tradição natalina.

5- Duendes Troll (Islândia)


Nos 13 dias que antecedem o Natal, 13 duendes do tipo troll saem às ruas para brincar na Islândia. Os chamados “Jólasveinarnir” visitam as crianças ao redor do país durante as 13 noites antes do Natal. Para cada noite do Yule, as crianças colocam seus melhores calçados na janela e um “duende” diferente deixa presentes para os bons meninos e meninos, e batatas podres para os que se comportaram mal. 

Vestidos com trajes tradicionais, os tais duendes são bastante travessos e seus nomes dão a dica do tipo de traquinagem que aprontam. Entre eles os “o “espiador de janelas”, o “ladrão de salsichas” e o “lambedor de colheres”.

4- Natal sem Vassouras (Noruega)


Possivelmente uma das mais curiosas tradições na véspera de Natal está na Noruega, onde as pessoas escondem suas vassouras. 

É uma tradição que vem de muitos séculos, quando acreditava-se que bruxas e espíritos do mal saíam na véspera do Natal em busca de vassouras para voarem. Até hoje, muitos escondem suas vassouras em lugares seguros da casa, para que elas não sejam roubadas.

3- São Nicolau e os Pedros Negros (Holanda)


Na Holanda não são bruxas ou demônios quem aterrorizam as festas de Natal, mas um personagem sinistro chamado Zwarte Piet — ou Pedro Negro em tradução livre. Apesar de ele ser um dos queridos ajudantes do São Nicolau, o Pedro também tem um lado assustador: ele é uma espécie de “homem do saco” que leva as criancinhas desobedientes embora para a Espanha, que, curiosamente, é onde o Bom Velhinho dos holandeses mora.

A história desse estranho personagem também é bem sinistra. Originalmente, Zwarte Piet era um escravo que acompanhava o São Nicolau, mas essa versão acabou sendo alterada — evidentemente — por questões relacionadas ao racismo. Hoje em dia, as crianças holandesas aprendem que a aparência de Pedro se deve à fuligem, pois, segundo a nova adaptação, eles que entregam os presentes pelas chaminés.

2- O fantasma do garotinho Danny (África do Sul)


Uma das tradições natalinas do país consiste em deixar biscoitos natalinos escondidos pela casa na noite de Natal para alimentar o bom velhinho durante as entregas dos presentes.

Porém uma certa noite um garotinho chamado Danny resolveu comer todos os biscoitos que estavam espalhados pela casa deixando sua avó irritada ao ver que tudo que fora preparado com tanto carinho para o Papai Noel foi parar dentro da barriga de seu neto, a irritação foi tanta que ela jogou o próprio netinho dentro da lareira.

A lenda diz que o espírito da criança morta passou a assombrar as pessoas que permanecem acordadas esperando o Papai Noel chegar na noite natalina. Uma prova da passagem do espírito são carvões encontrados espalhados pela casa.

1- Papai Noel do Mato (Brasil)


Em Guabiruba - Estado de Santa Catarina - o Perchten se transformou em uma variação local chamada - Pelznickel. 

O "Pelznickel é uma tradição alemã de Natal que é preservada no município de Guabiruba há mais de 180 anos, e que prega a obediência das crianças aos seus pais. Os Pelznickel são verdes, moram no meio do mato, não trazem presentes e tem o objetivo de cobrar o bom corportamento das crianças. Eles podem ter chifres, barbas, e folhas. O Pelznickel aparece somente em dois momentos do ano: no dia de São Nicolau, em 6 de dezembro, e na véspera do Natal, dia 24. No restante do ano, ele mora na floresta. Desde 2005, a tradição é mantida pela Sociedade do Pelznickel.

Curioso, que a forma adotada na cidade de Guabiruba transformou a figura diabólica, da mistura do tipo humano com a cabra, a qual contém chifres, pés, rabo, etc..., em seres coberto de "barba de Bode", tipo de vegetação característica da região e folhas verdes, com chifres e estes são moradores da floresta, mostrando a adequação ao meio brasileiro e de certa maneira, ao folclore brasileiro.

O Pelznickel existe no folclore da Floresta Negra, mas lá, como aqui, igualmente é uma variante da Deusa Perchta da mitologia germânica, que ao longo dos períodos históricos, se masculinizou e deixou de ser bela - Como também, tornou se parte da dualidade, formando o par com São Nicolau, durante a visita às crianças.

A mitologia também é preservada na cidade de Pomerode- SC (Maior parte dos imigrantes que fundaram a cidade de Pomerode são pomeranos oriundos da região norte - próximo ao Báltico, sem ligação com a região desta tradição na Alemanha) e Treze Tílias- SC (Fundada por austríacos, ainda no século XX).

Nenhum comentário: