Professor universitário usa fantasias de monstros para aplicar provas em faculdade de Uberaba - MG

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Professor universitário usa fantasias de monstros para aplicar provas em faculdade de Uberaba - MG

Roberto Lins Marques dá aulas para o curso de Direito. Praticante da metodologia ativa há dois anos, ele percebeu melhora de 30% nas notas dos estudantes.


Cada vez mais ligados à tecnologia, os estudantes buscam novas formas de aprender que vão além dos livros e da sala de aula. Com o objetivo de transmitir conhecimento de uma forma bem humorada, o professor universitário de uma universidade particular de Uberaba criou há dois métodos para atrair a atenção dos alunos.

Roberto Lins Marques, de 42 anos, leciona há seis anos disciplinas para o curso de Direito. Ele trabalha na Universidade de Uberaba (Uniube) vestido de personagens de terror e utiliza músicas de sucesso para ajudar a fixar o conteúdo. Além disso, parte dos exercícios avaliativos das turmas é feita através de desafios em redes sociais.

Professor diz que antes das fantasias era visto como adversário pelos alunos.

“Esperam do profissional do Direito que saiba apenas conceitos, mas eu quero é que o aluno saiba trabalhar, refletir e desenvolver o gosto por aquilo que está fazendo. A maioria dos meus estudantes trabalha o dia todo e estudam a noite. Preciso despertar a curiosidade para que eles realmente se interessem pelo conteúdo“, explicou Roberto.

Com bom humor e paixão por lecionar, o professor diz que o objetivo é fazer a vida acadêmica do aluno de Direito menos monótona. Durante a carreira, Roberto já coleciona 14 fantasias de personagens que causam medo nas telas do cinema.

"Comecei a perceber que nos dias de prova os alunos ficavam ainda mais tensos e que isso interferia no resultado. Então tive a ideia de me fantasiar, pois já que eles tinham a visão do professor como um adversário, eu quis escrachar isso na mente deles e transformar em um momento de diversão", contou.

Fotos com professor fazem sucesso nas redes sociais dos estudantes universitários.

Aprovação dentro e fora das salas de aula

Até decidir fazer diferente, Roberto chamava atenção de poucos alunos. Com a metodologia ativa, o relacionamento e o rendimento dos estudantes melhoraram. O professor diz que as notas subiram cerca de 30%.

"Meu professor exemplifica os conteúdos. Ele não passa simplesmente a lei, Roberto sempre passa algo que faça a gente lembrar sobre aquilo. Ele usa letras de músicas que ouvimos nas baladas para lembrarmos da matéria que ele leciona. Não tem quem não goste das aulas dele e que não aprenda da forma que ele explica", comemorou a aluna do 4ª período de Direito, Lilian Balduino Santos.

Metodologia é aprovada por estudantes e pela gestão do curso de Direito.

A coordenadora do curso, professora Andréa Queiroz Fabri, avalia que metodologias ativas e participativas e meios de chamar a atenção do estudante de forma próxima aos seus gostos podem ser um caminho para maior apreensão de conhecimento.

"Cada docente tem um perfil e se a maneira de buscar o conhecimento auxilia o estudante a gostar do conteúdo e a se interessar por estudá-lo e aprofundá-lo, não há como se posicionar contrariamente", finalizou.

Professor se transforma em monstros para aplicar provas em universidade, transformando a tensão dos estudantes em motivo de brincadeira.

Fonte: G1

Nenhum comentário: