Está procurando um terror psicológico sombrio, nojento e ao mesmo tempo comovente?
Na trama uma ginasta de 12 anos tenta desesperadamente agradar sua mãe, uma mulher obcecada em apresentar ao mundo a imagem de uma familiar perfeita através de seu popular blog. Então, uma noite, a menina encontra um ovo estranho. Ela o mantém escondido e aquecido. Quando o ovo choca, o que emerge dele é inacreditável.
Hatching – Pahanhautoja é o primeiro longa da diretora Hanna Bergholm e com roteiro de Ilja Rautsi.
O veterano Gustav Hoegen de Star Wars, Jurassic World e Prometheus, integra a equipe como designer de animatrônicos, e Conor O’Sullivan que trabalhou em Game Of Thrones, X-Men: Primeira Clásse e As Horas, é o designer de maquiagem e efeitos especiais.
O filme remonta a um pesadelo que tive quando criança”, disse a roteirista finlandesa Ilja Rautsi em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian. “Havia um doppelganger malvado de mim que andava por aí fazendo coisas ruins e veio se regozijar na minha janela.”
Rautsi diz que anotou a ideia em seu caderno, onde permaneceu até conhecer a diretora Hanna Bergholm em um evento de networking organizado pela Fundação de Cinema Finlandesa. Apesar de terem apenas cinco minutos para falar, Rautsi sentiu uma conexão criativa instantânea: “Tive a ideia de que ela queria construir esses mundos que são fantásticos, mas também lidam com emoções reais”. Então ele ofereceu a ela seu discurso de uma linha.
Bergholm, graduado pela Universidade de Arte e Design de Helsinque, foi imediatamente fisgado. “Essa frase foi muito legal; era uma ideia que eu não tinha visto antes”, diz ela. Ela fez um pedido: que o protagonista, originalmente um menino, se tornasse uma menina – motivada, ela diz, por seu desejo de ver mais personagens femininas na tela.
Rautsi diz que o simples ajuste foi a chave para liberar o potencial dramático de sua ideia. “Isso se encaixa em todas essas coisas sobre o que se espera das meninas, como elas estão sob tanta pressão da sociedade sobre como se comportar. Parecia o personagem certo para construir a história.”
“Realmente se tornou uma história de metamorfose”, acrescenta Bergholm, que sabia que queria que a protagonista estivesse à beira da adolescência. “Na língua finlandesa, 'chocando' também significa 'chocando'. Para mim, parecia que essa garota estava remoendo algumas emoções, tentando esconder alguns lados de seu personagem sob a superfície perfeita desse ovo.”
Essa garota é Tinja (interpretada por Siiri Solalinna): uma ginasta quieta e dedicada que não quer nada além de agradar sua mãe exigente (Sophia Heikkilä), uma vlogger egocêntrica que está desesperada para ganhar a aprovação de um público online com seu cuidado versão curada da vida familiar perfeita. Por trás das cores pastel coordenadas e sorrisos brancos como gelo está a verdade sombria de que Tinja nunca será boa o suficiente para ganhar a aprovação de sua mãe; ela é consumida pela constante rejeição materna. Então, quando ela encontra um ovo abandonado, ela é levada a cuidar dele. Sob seu olhar atento, ele cresce, até que, eventualmente, choca, em uma enxurrada de sangue e penas.
Bergholm fez o teste com cerca de 1.200 meninas em toda a Finlândia para o papel desafiador de Tinja. “Finalmente, encontramos Siiri, que tinha acabado de completar 12 anos e nunca havia atuado em lugar nenhum, nem mesmo em peças escolares. Ela era um talento tão natural.”
O segredo pesado de Tinja faz com que seu comportamento se torne mais errático, mas, graças aos adultos distraídos ao seu redor, é constantemente explicado. Sangue em sua cama? Ela deve ter começado a menstruar. Sons de vômito atrás da porta do quarto dela? Um transtorno alimentar. Enquanto outros filmes podem se entregar à ambiguidade de saber se a criatura existe apenas na cabeça de Tinja, o público de Hatching nunca deixa dúvidas de que é real.
“Às vezes, pode-se ler que é apenas uma metáfora”, diz Rautsi. “E nós tivemos algumas tentativas de brincar com isso. Mas Hatching é sobre o fato de que as pessoas não querem lidar com as coisas que estão acontecendo bem na frente delas.”
Bergholm não apenas compartilhou essa visão, mas também decidiu, muito cedo, que o filhote deveria em algumas cenas ser obra de marionetes, não CGI. “Eu queria que essa criatura tivesse uma fisicalidade real, para que você possa realmente acreditar que está lá”, diz ela. Trabalhando com artistas conceituais, a quem ela forneceu imagens de referência de “bicos e corpos anoréxicos”, Bergholm inventou um design que acabou sendo trazido à vida pelo designer de animatrônicos holandês Gustav Hoegen (Jurassic World: Fallen Kingdom, Prometheus) – que foi “deformado em todos os sentidos – o oposto total da humanidade perfeita que a mãe de Tinja espera. Mas não é um personagem maligno, então tem aqueles olhos muito inocentes.”
Rautsi diz: “Nós conversamos muito sobre isso – se alguém iria sentir simpatia pela criatura porque é tão horrível. Mas eu sempre soube que, no momento em que fizesse um lamentável som de choramingo, qualquer pessoa na plateia que já teve um animal de estimação imediatamente sentiria simpatia.”
Trabalhar com uma marionete permitiu que ele entregasse seu amor por filmes dos anos 80, como Labirinto - A Magia do Tempo e O Cristal Encantado. “Há algo muito encantador sobre eles. Você os está assistindo e sabe que é completamente falso, mas ao mesmo tempo é fisicamente real. Um dos maiores atrativos dos filmes de terror, para mim, é que tudo o que você coloca na frente da câmera se torna real.”
Claramente, Bergholm se sente atraído a explorar a experiência feminina e particularmente a sondar os espaços escuros, desafiadores e confusos que outros cineastas preferem ignorar. Tendo alcançado a alquimia com Hatching, Rautsi e Bergholm estão colaborando em outro projeto de gênero, que tem o título provisório Night Born. “É sobre uma mulher que tem seu primeiro filho e começa a sentir que há algo estranho com o bebê”, diz Bergholm. “Seu corpo muda após o parto de uma forma que ela não esperava e é horrível para ela. É sobre emoções difíceis em torno da maternidade, envoltas em uma espécie de fantasia.
“O que me interessa são as experiências femininas e dizer a verdade de dentro para fora. Sou fascinada por emoções difíceis – aquelas que realmente não se encaixam no papel que é dado às mulheres na sociedade ou no cinema.”
Hatching chegou aos EUA diretamente no streaming do Hulu e chega agora em setembro nos cinemas britânicos. No Brasil ainda não tem previsão de estreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário