Uma criatura mitológica que habita lendas da Bélgica inspirou a cerveja especialmente criada pela Bodebrown para celebrar o Natal. Após um ano de amadurecimento na garrafa, chegou no final do ano passado às prateleiras a Bodebrown Hanscroufe Du Nöel Millésime 2019/Krampus. É uma Christmas Ale, que leva toques de cumaru e noz-moscada.
A Bodebrown Hanscroufe du 𝕹ö𝖊𝖑 Millésime 2019/Krampus é inspirada nas cervejas de Natal da Europa, mais especificamente de uma região da Bélgica chamada Wallonia. O nome e o rótulo fazem referência ao Krampus, uma criatura mitológica que tem a missão de acompanhar São Nicolau durante a época do Natal. Este ser mitológico tem metade do corpo na forma de bode e a outra metade de demônio. Também é conhecido como Hanscroufe.
A nova cerveja traz uma base de cinco tipos de maltes, três tipos de lúpulos e as especiarias cumaru e noz-moscada, além de levedura especial da Wallonia, exclusiva para as cervejas de Natal, as Christmas Ale.
Trata-se de uma cerveja forte. Proporciona uma "viagem sensorial de Natal", com aroma de pães com nozes e castanhas. É bem maltada, com um amargor mais pronunciado, e elementos que remetem a frutas secas e desidratadas como ameixas. Tem teor alcoólico elevado, de 9º.
A Krampus é elaborada com uma fermentação longa, com duração de 20 dias, e maturação de 10 meses. Nos aromas, evoca toffee, caramelo e especiarias como canela e frutas desidratadas. No paladar, apresenta toques maltados, ameixa, uva passas, frutas secas e especiarias como canela e noz-moscada.
Algumas dicas de harmonização para aproveitar a época de Natal são as seguintes: peru recheado assado, bolinho de bacalhau, carnes defumadas, Carbonade Flamande, queijos com sirop de Liège, leitão assado, nozes e castanhas, strudel de maçã, frutas frescas e secas, panetone e Speculous (bolacha belga natalina).
Nenhum comentário:
Postar um comentário