Conheça a lenda do dragão que aterroriza a cidade de Guabiruba em Santa Catarina

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Conheça a lenda do dragão que aterroriza a cidade de Guabiruba em Santa Catarina

Lenda do dragão de Guabiruba perdura há quase 40 anos.


Uma das famosas lendas do município nasceu na região montanhosa do Lageado Alto: o dragão voador de Guabiruba. A primeira aparição da criatura se deu em meados de 1982. Depois disso não se sabe ao certo se o dragão apareceu novamente.

Uns contam histórias assustadoras, outros são mais cautelosos ao falar sobre o assunto e preferem contar apenas o que ouviram. No meio de crentes e descrentes, estão os mais engraçados, que não perdem tempo e muito menos a piada. Daí a lenda do dragão ganha mais uma versão e continua sobrevoando Guabiruba.

O primeiro a ver o dragão foi o agricultor Pedro Ismanioto, que morava no Lageado Alto. Pedro já é falecido, mas sua viúva, Laura Ismanioto, de 66 anos, que hoje mora em Brusque, lembra muito bem da primeira e única vez que seu marido viu o animal.

Dona Laura conta que, naquela manhã de 1982, Pedro voltou assustado do mato onde tinha ido buscar o trato (folhas de caeté) para os animais. “Estava em casa quando ele chegou assustado e com os joelhos sujos. Estranhei, porque ele estava apenas com um maço pequeno de caeté, o facão e sem os bois. Na mesma hora ele disse: ‘eu preciso que você volte comigo, mas você não vai acreditar no que eu vi’”, diz.

Dona Laura Ismanioto vivenciou o desespero do marido em 1982. Ele foi o primeiro morador do Lageado Alto que diz ter visto o dragão / Foto: Arquivo O Município.

Amedrontada, ouviu atenta a história de Pedro: “Ele disse que escutou pessoas conversando muito alto, vozes. Aí ele disse para essas vozes: ‘podem vir eu não tenho medo, estou com o facão e vocês estão querendo me botar medo’. Na mesma hora passou um pássaro marrom de asas abertas por cima da cabeça dele. Um bicho bem feio.”

Segundo ela, apesar do susto e do medo, Pedro continuou cortando o caeté até que viu o bicho mais perto ainda. “Ele foi cortando o caeté quando olhou para cima e num galho tinha o bicho marrom com língua de fogo grande que quase bateu na cabeça dele. Quando ele viu aquilo caiu duro de joelhos e não podia mais se mexer”.

Ao ouvir a história ela acreditou no marido, mas ficou com medo de ir junto. “Eu disse: ‘pai, eu tenho medo, vai que eu vejo também?’ Mas, como eu sempre tive muita fé, peguei um galho de ramo bento, coloquei sobre meu peito por dentro da roupa e com meu rosário na mão fui com ele até o local”. Lá, Laura sentiu o desespero do marido e viu o lugar onde ele ficou ajoelhado. “Eu disse: ‘olha pai, vamos acabar de cortar o pasto, eu te ajudo’, mas ele não quis nem saber e me disse: ‘não Laura, vamos para casa com o boi, assim como estamos’”.

Município de Guabiruba também é conhecido como moradia do terrível Pelznickel, uma lenda natalina que veio com a imigração alemã.

A manhã seguinte

No outro dia, um tio disse que o vulto que ele viu poderia ser um mono (macaco), mas Pedro discordou: “eu volto com vocês, mas tenho certeza que não são monos”. Ele foi até próximo à grota, mas começou a ouvir vozes e não continuou em busca da criatura voadora.

Depois da aparição, o local virou roça de fumo. O dragão nunca mais apareceu, pelo menos para seu Pedro. Ele, que antes tinha pouca fé, rezou por um ano inteiro o terço e passou a andar com o rosário no bolso. “Foi assim que ele me contou e isso que eu lembro. Não sei o que pode ter sido, mas eu acredito que foi um sinal de Deus”, diz dona Laura.

Essa história foi contata pelo próprio Pedro ao jornal O Município no dia 17 de agosto de 1990. Pedro relembrou os momentos de terror vividos no meio da mata e descreveu o bicho como “grande, com língua vermelha de fogo e escamada”.

Arlindo Lana, outro morador do Lageado, também teria visto o dragão voador. As características apuradas na época em reportagem do jornal são idênticas.

Em Guabiruba são se sabe ao certo se mais gente viu o dragão voador. Além disto, existe também muita polêmica a respeito do caso e os moradores não gostam de falar sobre o assunto. O que se sabe é que muitas pessoas acabaram inventando novas versões que mantêm viva a lenda.

Dragão também aparece no mapa oficial da cidade de Guabiruba. Você consegue o encontrar?


Queda do avião

Uma das histórias que circulam na cidade, é que o dragão seria o responsável por um acidente aéreo em Guabiruba em 1996. O animal teria destruído um avião que sobrevoava a região do Aymoré. Contam na cidade que as conversas da caixa preta foram rapidamente escondidas, para evitar o pânico na região. Até hoje ninguém sabe ao certo se isso realmente aconteceu.

Alguns culpam o dragão pelo acidente aéreo ocorrido nos anos 90.

Na rede

Para intrigar ou animar os interessados no assunto, várias páginas na internet foram criadas contanto um pouco sobre o dragão. No entanto, a maioria possui o mesmo texto e poucas informações sobre o fato. Tem ainda vídeos no YouTube de apresentações teatrais e outras montagens sobre a lenda. Basta pesquisar por “dragão de Guabiruba” e se divertir!

Interior de mina de ouro abandonada em Lageado Alto no município de Guabiruba, seria a casa do dragão?

Nenhum comentário: