O Grinch

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Grinch



Hoje é véspera de Natal e falando nisso você já parou para pensar na quantidade de pessoas que acham o Natal um saco? Toda aquela conversa de Bom Velhinho, de paz na terra, de boa vontade com o próximo, aliados ao consumismo exagerado definitivamente não agrada muita gente, incluindo ele...o Grinch.

O Grinch é um dos personagens mais famosos criados por Dr. Seuss. Sua primeira aparição foi como protagonista do livro "Como o Grinch Roubou o Natal", em 1957, e fez tanto sucesso que o nome "Grinch" acabou virando um sinônimo de pessoa que não gosta do Natal, ou de alguém grosseiro e ganancioso.

Apesar de pouco conhecido no Brasil, o Grinch é um personagem do folclore norte-americano. Em 1966 ele chegou a virar um desenho animado para TV, dirigido por Chuck Jones, mais conhecido por dar vida ao Pernalonga. A voz do Grinch e do narrador pertenciam a ninguém menos do que Boris Karloff, o veterano intérprete de Frankenstein.

Apesar de odiar o período Natalino, o personagem acabou virando um dos símbolos dos "feriados de inverno", ornamentos de Natal e até fantasia de Halloween. Além disso, foi adaptado para teatro, cinema, animações e já apareceu em uma série de programas de TV (até em Glee, onde foi interpretado por Sue Sylvester).

O Grinch vive em uma caverna isolada, perto de Whoville (a Quemlândia, ou Vila dos Quem), como são chamadas as pessoas da estória) e seu único companheiro é seu cão, Max, que o acompanha em seus feitos perversos.

Ele despreza as férias de Natal sob a justificativa de que seu coração é "dois números menor" que os corações normais e inventa um plano para roubar e destruir toda a decoração e, também, os presentes de Natal dos "Quem" e, para isso, sequestra o Papai Noel.

O filme 'O Grinch' fez grande sucesso em 2000 nos cinemas nacionais. Porém no final...ele vira bonzinho!  : (

No cinema, o Grinch foi interpretado por Jim Carrey e, embora no filme e em várias mídias ele apareça como verde com olhos amarelos, no livro original, como todo o resto, ele é impresso em preto e branco, com tons de vermelho. Além disso, no filme, ele conta com poderes sobre-humanos que o tornam capaz de levantar um trenó carregado.

No final, o contato com Cindy Lou, uma garotinha que mora na vila e observa as pessoas que só pensam em compras e se esquecem do verdadeiro sentido do Natal, acaba ensinando ao Grinch o verdadeiro significado da data e ele acaba mudando sua opinião. Apesar do final infantilizado e clichê do filme não se pode negar que a criação foi super original ao fazer seu nome ser transformado em sinônimo de "anti-natal".



E falando no Grinch...ele é a nossa 'capa de Natal' do Facebook, falando nisso você já curtiu nossa página?

Desejamos a todos boas festas e até 2013

Nenhum comentário: