Com caiporas como guardiões, conheça Castelobruxo, a escola de magia brasileira do mundo Harry Potter

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Com caiporas como guardiões, conheça Castelobruxo, a escola de magia brasileira do mundo Harry Potter



Com a chegada de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" marcada para novembro desse ano, todo mundo está falando sobre Ilvermorny, a escola de magia dos Estados Unidos.

Mas você sabia que também existe uma escola de magia brasileira no universo escrito por J.K Rowling?

Ela chama Castelobruxo e fica no meio da floresta amazônica e é totalmente inspirada nas nossas lendas, na nossa fauna, folclore e até mesmo na nossa paixão por futebol quadribol.

Saiba mais sobre o que já foi divulgado sobre ela até o momento:


Localização e Origem


A escola fica bem dentro da floresta amazônica, reservada dos olhares dos trouxas através de um feitiço potente. Na sua visão, eles acham que o local é apenas um ruína desinteressante.

Mas para um feiticeiro, Castelobruxo aparece em todo o seu esplendor. Um castelo fabuloso, um imponente edifício de pedra dourada semelhante a um templo. 

Há quem veja na arquitetura da escola, uma referência a lenda de Eldorado. Segundo o site Pottermore, Castelobruxo é tão antigo quanto Hogwarts. Alguns especulam que a escola é tão antiga que seria como uma passagem que ligaria aos bruxos da civilização Inca (Peru), Asteca (Honduras) e Maia (México). 


Protetores


J.K. Rowling revelou seus conhecimentos mitológicos brasileiros ao adicionar o Caipora ao seu universo literário mágico.

O edifício e os jardins de Castelobruxo são protegidos por Caiporas, famosos seres espirituais peludos do folclore tupiniquim. Eles emergem sob o manto da noite para vigiar os alunos e as criaturas que vivem na floresta.

Eles também são conhecidos por seu lado incrivelmente travesso e gosto em azucrinar os humanos por mera diversão, também foi revelado que eles não foram aceitos como presente em Hogwarts justamente por causa de suas traquinagens.


Estudantes


Castelobruxo é a principal escola mágica da América do Sul, por isso são bem-vindos todos os estudantes de magia do nosso subcontinente. Também são aceitos alunos intercambistas europeus, sendo uma escola com fortes programas de intercâmbio.

Não foi revelado por J.K. Rowling se Castelobruxo divide seus alunos em Casas como acontece em Ilvermorny e Hogwarts, mas imaginamos que sim. Os estudantes de Castelobruxo usam roupas verdes brilhantes como uniforme.


Especialização


Castelobruxo é mundialmente reconhecido por sua alta especialização em Herbologia (o estudo de plantas mágicas) e Magizoologia (o estudo de criaturas mágicas).

A escolha destas áreas específicas provavelmente se deve à fauna e flora abundante e diversificada do Brasil. Também é famosa por causa do esporte Quadribol e das aulas de Poções.


Alunos Famosos


Dois alunos se destacaram ao longo dos tempos: Libatius Borage e João Coelho.

Libatius Borage é um renomeado autor de vários livros sobre poções. Seu livro “Estudos Avançados no Preparo de Poções” é de leitura obrigatória para os alunos do sexto ano em Hogwarts.

João Coelho é um grande jogador de quadribol e é atualmente capitão do Rasa-árvores de Terapoto, o maior time do Peru. Também foi revelado o nome da ex-diretora: Benedita Dourado.


Castelobruxo já foi citada na saga original de Harry Potter


Gui Weasley tinha uma correspondente em Castelobruxo e ambos procuravam fazer intercâmbio. Mas como a família Weasley não tinha como pagar a viagem, a ideia caiu por terra.

A estudante de Castelobruxo ficou tão furiosa que enviou a Gui um chapéu amaldiçoado que fez suas orelhas encolherem! Essa história foi contada no livro "Harry Potter e o Cálice de Fogo".


Outras Escolas


Além do Brasil, os países que também possuem uma escola de magia são: Estados Unidos (Ilvernorny), que aparecerá no spin-off da franquia 'Animais Fantásticos e Onde Habitam'; África (Uagadou) e Japão (Mahoutokoro). Além, é claro, de Hogwarts na Inglaterra.


Assista o trailer de "Animais Fantásticos e Onde Habitam":


Atenção: as imagens desse texto são meramente ilustrativas!

Nenhum comentário: