A Lenda do Bebê-Diabo (São Paulo e Minas Gerais)

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A Lenda do Bebê-Diabo (São Paulo e Minas Gerais)


Já pensou estar se preparando para dormir, quando, ao olhar pela janela, um bebê com características sobrenaturais passa pulando entre os telhados das casas vizinhas? De acordo com o jornal Notícias populares, diversos moradores do ABC Paulista presenciaram tal cena.

O Notícias Populares circulou em São Paulo, entre 1963 e 2001. Com o slogan “Nada mais que a verdade”, o jornal trazia, principalmente, crimes, sexo e violência. As notícias vinham acompanhadas de manchetes polemizadas, para chamar a atenção do leitor.

Uma das histórias bizarras do Notícias Populares foi a do bebê-diabo. A capa da publicação no dia 11 de maio de 1975 foi “Nasceu o diabo em São Paulo”. De acordo com a notícia, uma senhora havia dado à luz a uma criatura sobrenatural em São Bernardo do Campo. O bebê tinha o corpo completamente coberto de pelos, dois chifres e um rabo, e já nasceu falando e ameaçando médicos e enfermeiras que realizaram o parto.

No dia seguinte, o bebê-diabo estampava a capa do Notícias Populares novamente. A segunda reportagem da série informava que a criatura havia fugido da maternidade. Aparentemente, ele pulou do terceiro andar do hospital e disse que ali não era o seu lugar. Alguns dias depois, o jornal publicou que bebê havia sido capturado por um grupo religioso e poderia ser visitado em breve, com algumas restrições: visitantes deveriam ser maiores de idade, portar um crucifixo, evitar conversar com o ser, não ter problemas cardíacos e assinar um termo de responsabilidade para o caso de serem possuídos pelo demônio.

No total, foram 27 reportagem sobre o assunto, que duplicaram as vendas do jornal durante o período. A última manchete foi publicada no dia 8 de junho. Após 26 dias ininterruptos de atualizações sobre o caso do bebê diabo, o Notícias Populares passara três dias sem tocar no assunto. “Povo vê de novo bebê-diabo do ABC” trouxe a criatura de volta ao imaginário local e, ao mesmo tempo, encerrou a série de reportagens que, se não é a mais bizarra de nossa história, com certeza figura no Top 5 delas. Ninguém nunca mais ouviu falar no bebê-diabo. 

Até que em 2006 na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, um show da banda Calypso foi um fracasso de público por causa de uma versão desse mito. Das mais de 30.000 pessoas esperadas, apenas 13.000 compareceram, temerosas da profecia de um recém-nascido. A história: numa maternidade local, uma mulher havia dado à luz um bebê capeta no dia 06/06/06.
— Que criança feia! — teria exclamado uma enfermeira.
E o dito cujo, de pronto:
— Feio é o que vai acontecer no show do Calypso.

Pelo visto essa lenda dos anos 70 ainda está muito longe de acabar!


Confira a reportagem de 2006 sobre o fracasso do show por causa da lenda do Bebê-Diabo:


Nenhum comentário: