Primavera Cruviana, obra mistura folclore de Roraima com botânica

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Primavera Cruviana, obra mistura folclore de Roraima com botânica


Primavera Cruviana” é o título da obra do ilustrador William Cavalcante, contemplado pelo edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc. O artista que também é biólogo uniu as lendas do folclore roraimense com o conhecimento técnico em botânica.

“A proposta é abordar a lenda roraimense Cruviana, que é a entidade dos ventos. Sou muito apaixonado pelo folclore brasileiro e principalmente amazônico. Sou paraense, e moro em Roraima há seis anos, e quando eu vim para cá, ouvi sobre a lenda pela primeira vez e me encantei, percebi que não havia representação do mito, por meio de desenhos ou até mesmo em trabalhos escritos, então tive vontade de fazer essa arte para que ela pudesse se materializar na mente das pessoas”, detalhou.

A imagem traz a personagem principal que é a Cruviana, em volta de várias espécies de plantas sendo soprada pelos seus ventos. “A Cruviana usa adereços e características dos povos yanomami e macuxi”, reforçou.

O artista utilizou de softwares como o photoshop para desenhar. “Essa arte digital me proporciona materiais infinitos de trabalho e torna a obra mais viável, é um estilo de arte que assim como os demais, requer muita técnica e prática para obter resultados satisfatórios e encantadores”, disse.

O Artista


Will Cavalcante é um dos ilustradores credenciados pelo edital de Artes Visuais, do Governo de Roraima por meio da Secult.

O artista veio morar em Roraima para estudar biologia na UFRR (Universidade Federal de Roraima). Ele conta que ao desenhar os insetos, percebeu que poderia trabalhar com ilustração de botânica. “É a parte que mais me inspira, em Roraima tive mais contato com a natureza, morava em centros urbanos de Belém do Pará, e aqui em Boa Vista tive uma oportunidade melhor”, explicou.

Além dos trabalhos com botânica, Will se inspira em desenhos e ilustrações com a temática Amazônica. “Por meio dos meus trabalhos, gosto de passar a informação, mostrar a flora e fauna dessa região. Usando a ilustração para a divulgação do conhecimento científico”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário