Mapa mostra as lendas mais famosas em todos os países do mundo

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Mapa mostra as lendas mais famosas em todos os países do mundo

      

Culturas em todo o mundo passam, de geração em geração, diversas lendas e figuras macabras que se tornam populares entre a população e, sobretudo, entre as crianças.

O blog SavingSpot, da CashNetUSA, usou dados de pesquisa do Google para identificar as criaturas lendárias mais populares de todo o mundo. Juntamente com o ilustrador Laimute Varkalaite, criaram um mapa para homenagear a criatura mítica mais famosa de cada país do mundo.

No Brasil a lenda vencedora foi a do Curupira, criatura mitológica da ordem dos gnomos e duendes, conhecida como demônio da floresta. A mais antiga menção da lenda foi feita pelo padre José de Anchieta, em São Vicente - SP, em 30 de maio de 1560:

"É coisa sabida e pela boca de todos corre que há certos demônios, chamam Curupira, que acontece aos índios muitas vezes no mato, dão-lhe açoites, machucam-nos e matam-nos. São testemunhos disso os nossos irmãos, que viram algumas vezes os mortos por eles. Por isso, costumam os índios deixar em certo caminho, que por ásperas brenhas vai ter ao interior das terras, no cume da mais alta montanha, quando por cá passam, penas de aves, abanadores, flechas e outras coisas semelhantes, como uma espécie de oferenda, rogando fervorosamente aos Curupiras que não lhes façam mal."

Confira as principais lendas do mundo:

Oriente Médio e Ásia Central


No Oriente Médio as lendas mais populares são os Gênios, uma criatura intermediária entre os anjos e os humanos, essa lenda está presente no Alcorão, livro considerado a base do islamismo e por causa disso tem destaque em países como Iraque, Irã, Palestina, Turcomenistão, Qatar, Emirados Árabes, Jordânia, Arábia Saudita, Líbano, entre outros países com forte presença muçulmana. 

Lendas de animais mágicos também são bastante conhecidas entre os árabes, desde a época da Pérsia existem lendas de criaturas aladas percorrendo os céus e os mares. Podemos mencionar os dragões na Turquia, o Tulpar, espécie de cavalo alado, no Cazaquistão e Quirquistão, a misteriosa ave persa Simurgh no Uzbequistão, o Grifo no Egito e o Leviatã em Israel.

Ásia e Oceania


Como era de se esperar, lendas de dragões são muito populares entre os asiáticos. Dominam países como China, Vietnã, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Hong Kong e no Japão nada de cuspir fogo pela boca, a lenda mais famosa é do Wani, um monstro marinho.

Lendas de espíritos também são fortes no continente, destaque para a lenda do Aswang, espíritos que mudam de forma, a lenda mais lembrada nas Filipinas e os Aitu, espíritos que se transformam em animais e plantas na Samoa.

Já na Oceania as criaturas marinhas dominam. Lendas de sereias dominam as Ilhas Marshall, crocodilos monstruosos no Timor Leste e na Nova Zelândia a lenda mais famosa é a lenda tribal do Taniwha, lenda do povo Maori, a lenda fala de guardiões tribais que após serem mortos assumem a forma de animais marinhos monstruosos para protegerem a aldeia, as lendas marinhas estão presentes na maioria dos países da Oceania, inclusive na Austrália, onde a lenda mais famosa é a lenda aborígene do Bunyip, demônio marinho que se alimenta de seres humanos e vive em lagos e poços profundos do Outback, famoso deserto australiano. Em Cingapura, na Ásia, a lenda mais conhecida é a do Merlion, criatura marinha metade peixe e metade leão e na Tailândia a lenda mais famosa é a da serpente marinha Phaya Naga.

Falando em serpentes, elas também estão entre as lendas mais lembradas na índia e em Brunei. Na Índia a lenda mais lembrada é a do Shesha, rei hindu que é representado com sete cabeças de serpentes.

No Nepal e no Butão a lenda mais famosa é a do Yeti, o Abominável Homem das Neves, outro lenda derivada é a do Orang Pendek na Indonésia, uma versão em miniatura e que vive em florestas tropicais.

Os Gênios estão presentes em Bangladesh e no Azerbaijão e o Abath é a lenda mais famosa na Malásia, criatura derivada da lenda dos unicórnios e que teria aparecido no país pela primeira vez no século 16.

América do Norte


Como era de se esperar, a lenda mais famosa dos Estados Unidos é a do Pé-Grande, a criatura reúne diversos exploradores todos os anos percorrendo diversos locais afastados dos centros urbanos em busca do que seria o elo perdido entre o homem e o macaco.

No Canadá a lenda mais conhecida é a do Windigo, um espírito maligno animalesco nativo das florestas e que aparece apenas durante o frio intenso. A criatura empresta seu nome ao polêmico termo médico moderno Wendigo psicose, descrito por psiquiatras como uma síndrome cultural com sintomas como um desejo intenso por carne humana e medo de se tornar um canibal. Em algumas comunidades indígenas, a destruição ambiental e a ganância insaciável também são vistas como uma manifestação da psicose.

No folclore caribenho uma das lendas mais conhecidas é a do Rolling Calf, nas Bahamas, espécie de bezerros violentos que lembram touros e usam correntes no corpo, as criaturas  possuem bolas de fogo no local dos olhos e atacam as pessoas nas estradas desertas do país, de temática ambientalista a lenda diz que as criaturas já foram açougueiros e estão sendo punidas. Já em Belize a lenda mais famosa também tem temática ambiental, é a do Tata Duende, criatura presente na cultura maia, conhecida como protetora das florestas e dos animais.

Já no México, a lenda mais conhecida é do Quetzalcoatl, uma divindade na cultura mesoamericana cujo nome vem da língua Nahuatl e significa "serpente emplumada". A criatura era adorada pelos astecas. Em Cuba a lenda mais famosa é a da Madre das Águas, uma criatura que também é uma serpente gigante, só que com protuberâncias que lembram chifres, a criatura moraria no fundo dos lagos e rios do país. Diz a lenda que quem tenta captura o monstro sempre morre. Em El Salvador também temos uma criatura com o corpo de serpente, é o Cuyancúa, meio porco e meio serpente, acredita-se que a criatura tem o controle das águas dos rios e o poder de fazer chover.

Na Nicarágua a lenda mais famosa é a da La Carretanagua, uma espécie de carroça puxada por dois bois esqueletos e conduzida pela própria Morte pelas madrugadas nas cidades, diz a lenda que quando a carroça passa na cidade significa que a prosperidade acabou e um é escolhido para acordar morto como forma de aviso que a carroça passou. Já no Panamá e na Costa Rica, outra lenda relacionada a azar é a mais popular, a do Cadejo, diz a lenda que são espíritos em forma de cachorros grandes de olhos vermelhos, eles podem aparecer como um cachorro negro ou um cachorro branco aos viajantes. De acordo com a lenda os brancos protegeriam os viajantes dos perigos nas estradas e os negros seriam a encarnação do demônio, porém essa lenda varia conforme a localidade, em determinados locais é o branco o vilão. Diz a lenda que não se pode virar as costas ou é morte certa e todos que falaram com os seres perderam a sanidade e nunca mais voltaram ao normal.

América do Sul


Na América do Sul existem muitas lendas tendo florestas como cenário, como a lenda da Tunda, a mais famosa da Colômbia, a lenda fala sobre uma mulher que leva homens para a mata e no meio da selva se revela uma criatura animalesca que devora suas vítimas. Temos também a lenda do Luison, lenda da mitologia Guarani, a lenda mais famosa do Uruguai é derivada da mitologia dos lobisomens e fala sobre uma criatura semelhante a um lobo com aparência horrenda e que é conhecida por ser a detentora da morte, aparecendo em noites de lua cheia. Temos também o nosso Curupira, lenda mais famosa do Brasil, conhecido como o protetor das matas, essa espécie de duende ataca os caçadores, sua principal característica são os pés virados para trás, que ele usa para despistar quem tenta o seguir pelas pegadas.

Também temos lendas envolvendo animais bizarros como o Basilisco Chilote no Chile, mistura de serpente com galo, essa criatura vive em buracos que cavam no fundo das casas e se alimentam de catarros e salivas dos moradores. Mas não pense que a criatura é boa, ela se alimenta da saliva enquanto os moradores dormem, tendo o poder de desidratar e matar os habitantes da casa. A lenda diz que pra matar a criatura é necessário encontrar o buraco onde ela habita e tacar fogo. Outra lenda envolvendo animais bizarros é a do Nahuelito na Argentina, espécie de monstro do Lago Ness local, a criatura é descrita como uma mistura de jacaré com cisne e viveria nas profundezas de um lago, a lenda surgiu em 1910 e seu último avistamento foi em 2020, com direito a fotos e repercussão mundial. Outro exemplo de monstro animalesco é o Teju Jagua no Paraguai, lenda derivada da mitologia Guarani, a criatura tem um corpo de lagarto e sete cabeças de cachorros e é conhecida como o deus das cavernas. Temos também o Wako na Venezuela, uma espécie de paca demoníaca, os tigres de água no Equador e os Jumbees na Guiana, espíritos demoníacos que assumem a forma de animais como cachorros, porcos e gatos.

Não pense que fadas são exclusivas da Europa, na Bolívia a lenda mais famosa é a da Acalica, criatura conhecidas como fadas do tempo, são seres pequenos e enrugados que habitam o subsolo das cavernas e raramente são vistos. Elas teriam o poder de controlar o clima. Outra criatura subterrânea é o Muki, lenda mais famosa do Peru, essa lenda andina fala sobre seres derivado dos goblins que vivem em campos de mineração na escuridão eterna e não são afetados pelo tempo, são conhecidos por serem criaturas pequenas e travessas, podendo ajudar no trabalho dos mineiros em troca de recompensas como bebidas, mas também sequestram crianças e podem matar quando não tem seus desejos atendidos

Tem vampiro no pedaço também, a lenda do Asema é a mais popular no Suriname, a criatura assume a forma de um velho ou velha que leva uma vida comunitária pacata durante o dia, transformando-se em vampiro durante a noite. A metamorfose acontece quando o Asema remove a sua pele e assume a forma de uma bola de luz azulada. Com esta aparência, o vampiro voa pelas redondezas para sugar o sangue das pessoas; se gostar, ele volta todas as noites até a morte da vítima. Para se proteger do monstro, alho e outras ervas eram muito utilizadas, "para deixar o sangue azedo".

Europa


Na Europa podemos destacar a força das lendas de demônios, o mais famoso é o Krampus, o Papai Noel do Mal, lenda mais popular da Croácia e da Áustria, na Hungria o Krampus perde espaço para o demônio metamórfico Ördög. As lendas das estátuas de pedras de formas demoníacas nas igrejas que ganham vida ao escurecer, as gárgulas, dominam na França, o gigante de pedras Golem na República Tcheca. A lenda do bicho papão é forte em Portugal e Espanha. Gnomos dominam a Holanda, Bélgica e Luxemburgo, também são fortes na Irlanda com a lenda do Leprechaun e os anões dominam a Alemanha, foi lá que surgiram os enfeites conhecidos como anões de jardins. 

Dragões dominam vários países como Romênia, Moldávia, Itália, San Marino, Eslovênia, Suíça, Inglaterra, País de Gales e perdem espaço para os unicórnios na Escócia. Lendas de vampiros são bem fortes no continente europeu e dominam países como Lituânia, Kosovo, Macedônia do Norte, Sérvia, entre outros. Lendas de gigantes dominam a Estônia e Malta, os temidos Trolls comandam na Noruega, os elfos na Suécia, Finlândia e Islândia e os ogros na Armênia e Albânia. Destaque também para a lenda do Grifo, criatura alada que é metade leão e metade águia na Grécia e a lenda do Centauro é forte no Chipre. 

Lendas de bruxas são bem fortes em países como Rússia, Ucrânia, Bulgária, Belarus, Polônia e Montenegro, a lenda de bruxa mais famosa é a Baba Yaga, enquanto os lobisomens dominam a Letônia, as sereias atacam na Dinamarca.

África


Na África existem muitas lendas de monstros com formas de insetos gigantes, uma das mais conhecidas é a lenda do Anansi, relatado com um híbrido de uma aranha com um homem, essa lenda é a mais lembrada em países como Nigéria, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Cabo Verde, Camarões, São Tomé e Príncipe, Níger, entre outros.

Lendas de gênios são mais comuns no norte africano, em países como Marrocos, Tunísia, Argélia, Mali, Líbia, Mauritânia, entre outros.

Existem também muitos vampiros, só que são bem diferente das lendas europeias, aqui possuem a forma mais animalesca e não se transformam em humanos, como a lenda do Popobawa na Tanzânia, criatura de tamanho médio que geralmente aparece com a forma de um morcego de um olho. Existem vários relatos de avistamentos na ilha ao longo dos anos. Também tem a lenda do Adze no Togo e em Gana, espécie de vagalume gigante que caça crianças e suga todo o sangue das mesmas. Outra criatura vampírica é o Kikiyaon no Senegal e Gambia, só que essa tem a forma de coruja monstruosa gigante que invade os sonhos.

Esqueça um pouco os insetos gigantes, na África do Sul a lenda mais popular é a lenda indígena do Tokiloshi, espécie de duende maléfico pequeno usado por pessoas brincalhonas para assustar crianças, mas também podem ser usados por pessoas maléficas para trazer doenças e até morte. Eles são criados por feiticeiros com a língua de cadáveres e se ficarem muito tempo sem receber ordens podem acabar enlouquecendo.

Voltando as criaturas aladas gigantes temos o Kongamato, lenda mais popular da Angola e da Zâmbia. Só que dessa vez não é um inseto monstruoso e sim uma espécie de pterossauro, a lenda diz que esses dinossauros alados estariam vivos e habitando as grandes cavernas desses países, a criatura teria desenvolvido hábitos noturnos de alimentação bem discretos, preferindo abrir covas e roubar cadáveres em vez de atacar humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário