Imagine que você encontrou um livro em que desenhos, memórias e seres fascinantes são compartilhados. Imagine ainda que você é capaz de adentrar nos pensamentos do autor da obra, imergir nas paisagens oníricas criadas nesse universo e contemplar vividamente esses lugares e seus habitantes. É o que o público vai vivenciar na exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton, que apresenta de forma inédita e gratuita o universo de Tim Burton com participação direta do artista, em celebração ao aniversário de 10 anos da publicação do livro “The Art of Tim Burton” (2009), obra que compila os 40 anos de sua arte.
Organizada pela produtora brasileira Rua 34 Produções, com curadoria de Jenny He e colaboração da Tim Burton Productions, a mostra usa as mais recentes tecnologias de linguagem digital para recriar e expandir a experiência física do livro para uma autobiografia visual das criações do autor.
Apresentando conceitos visuais de filmes e centenas de ilustrações do arquivo pessoal do cineasta, editados por ele, os ambientes interativos vão proporcionar uma incrível imersão dos visitantes em uma verdadeira jornada pela inigualável imaginação de Burton. Em um dos cenários os visitantes vão poder abrir uma espécie de Caixa de Pandora com efeitos de luz e som e verem os monstros ganharem vida.
O projeto envolve diversos artistas brasileiros dedicados às experiências com ambientes imersivos incluindo a dupla Mirella Brandi e Muep, o expert em instalações multimídia Rodrigo Gontijo, além do designer de som Paulo Beto, o arte-educador Murilo Kammer e o estúdio Olha Lhama.
A programação inclui uma mostra com filmes dirigidos por Tim Burton que acontecerá de 4 de julho a 11 de agosto, de forma gratuita, paralelamente com a exposição no cinema do CCBB.
The Art of Tim Burton (2009)
Um livro de 434 páginas, agrupado em treze capítulos que abrangem os temas comuns do trabalho de Burton, como sua fascinação por palhaços, monstros incompreendidos e seu deleite com as esquisitices das pessoas. Os desenhos destes capítulos ganham vida nesta exposição que guia os visitantes através do universo criativo do cineasta.
Sobre o cineasta
Nasceu em Burbank, sul da Califórnia, em 1958. Quando jovem combatia a solidão assistindo filmes de terror e desenhando os monstros de sua imaginação. Em 1976 Ingressou no California Institute of the Art.
Foi contratado pela The Walt Disney Company, em 1979, onde dirigiu seus primeiros longas: “As Grandes Aventuras de Pee-Wee” (1985), “Os Fantasmas se Divertem” (1988) e “Batman” (1989), filmes que ganharam destaque no cinema. Mas foi por meio do grande sucesso “Edward Mãos de Tesoura” (1990), estrelado por Johnny Depp, que o cineasta consolidou sua marca. Nos anos 2000 dirigiu clássicos como: “Planeta dos Macacos” (2001) , A Fantástica Fábrica de Chocolate”(2005), “A noiva-Cadáver“ (2004) e “Alice no País das Maravilhas” (2010).
Além do cinema, também dirigiu trabalhos para a TV, como “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” (1984) e “Alfred Hitchcock Presents: The Jar” (1986). Também dirigiu o videoclipe de Bones (2006), da banda The Killers e foi autor do livro ilustrado “O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias”, publicado em 1997.
Tim Burton esteve em Brasília entre a última sexta-feira (24/05/2019) até essa segunda (27/05/2019) para conferir os preparativos da exposição em sua homenagem. |
Serviço
A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton
Local: CCBB de Brasília
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 - Edifício Tancredo Neves
Data: 28/05 a 11/08
Horário: 09h às 21h
Preço: Grátis
Nenhum comentário:
Postar um comentário