![]() |
| Zé do Caixão estará no desfile que será uma celebração da cultura paulista de passar medo nos parques de diversões. |
Carnaval tem tudo a ver com diversão, folia e também com terror. Esta é a ideia da escola de samba de São Paulo Tricolor Independente , que estreia este ano no Grupo Especial. A agremiação vai levar para o Anhembi o enredo "Luz, câmera e terror – Uma produção Independente" e vai contar com uma homenagem aos eventos de terror dos parques, como a tradicional "Hora do Horror" do Hopi Hari em um dos carros alegóricos.
A escola pretende levar o público para um passeio pelos grandes filmes de terror de todos os tempos, do passado ao presente, e também lembrar comemorações clássicas para os amantes do gênero, como os eventos dos parques . O parque temático Hopi Hari reúne centenas de pessoas tradicionalmente na "Hora do Horror" batendo recordes de público, assim como as tradicionais Noites do Terror do Playcenter, o evento que mais fazia sucesso no tradicional parque paulistano, levando mais de 60 milhões de visitantes para o parque, vindos de todo o Brasil e até mesmo de outros países.
Escolha do enredo
"O terror está presente em livros, filmes e séries e nos parques de diversão. Por que não fazer um enredo totalmente de terror?", comenta Anderson Rodrigues, carnavalesco, coreógrafo da comissão de frente e idealizador do enredo da Independente Tricolor.
Ele acredita que a ideia vai agradar o público. "Os eventos de parques como Hopi Hari e Playcenter sempre fizeram sucesso. E essas pessoas que vão são de São Paulo, elas gostam disso. Aí veio a sacada. Seria levar comida para quem tem fome", completa Rodrigues, que ganhou diversos prêmios no carnaval paulista ao também levar o terror para a comissão de frente da Dragões da Real, em 2014.
Tema definido, a escola começou a pensar nos carros e nos destaques para as alegorias. Aí veio a conversa com o parque temático do interior de São Paulo. "Trabalho em produção de eventos de terror há 25 anos e já trabalhei em parques. Tinha que convidar essas pessoas, elas fazem parte da minha vida", fala o carnavalesco. "Apresentamos a ideia ao Hopi Hari na mesma hora eles gostaram e ficaram enlouquecidos com a gente. Aí começamos a parceria."
O pessoal do Canal Grito de Carnaval visitou o barracão da escola, confira:
Hopi Hari e o eterno Playcenter no desfile
O parque temático estará presente no último carro da Independente Tricolor, que também fará uma homenagem ao evento "Noites do Terror", do extinto Playcenter. De acordo com Rodrigues, a alegoria terá tamanho imponente, contará com um carrossel e, em cima dele, exibirá figuras de uma bruxa e um palhaço. Ele diz ainda que a edição da "Hora do Horror" que tinha como tema palhaços foi a de maior sucesso na história do Hopi Hari, por isso a escolha do personagem - logo os "hopifãs" vão se identificar com o carro alegórico.
Quem também estará no desfile e fará sua estreia no carnaval é José David Xavier, presidente do parque de diversões de Vinhedo. Ele já sentiu um gostinho do que será o carnaval paulistano no ensaio técnico no Anhembi e está ansioso para cair no samba. "Está sendo muito emocionante e uma honra poder representar nosso 'País Mais Divertido do Mundo' ao lado de excelentes artistas que fizeram a história dos eventos temáticos de horror", afirma José David. "Será a primeira vez [em um desfile de escola de samba] e nunca imaginei que isso aconteceria um dia", fala o presidente.
Relembre abaixo as tradicionais Noites do Terror do Playcenter e a atual Hora do Horror do Hopi Hari:
Eventos de terror seguem vivos nas memórias dos paulistas
Além dos tradicionais eventos de terror mostrados acima, a clássica Noites do Terror do Playcenter que segue viva em nossas memórias e a tradicional Hora do Horror do Hopi Hari, também temos os recentes: Noites de Horror no Magic City na cidade de Suzano-SP, as Noites Macabras no Wet´n Wild em Itupeva-SP e a Aldeia do Terror no Aldeia das Águas em Barra do Piraí- RJ, apesar desse último ser no Estado do RJ é perto da divisa com São Paulo, Estado que popularizou os eventos de terror no Brasil.
| Público se diverte enquanto toma sustos nas Noites Macabras do parque aquático Wet'n Wild em Itupeva-SP, primeiro parque aquático a realizar um evento de terror de grande porte no mundo. |
Enredo em detalhes
A Independente Tricolor será a primeira escola a desfilar no carnaval 2018, na sexta-feira, dia 9. Para mostrar a "Luz, câmera e terror – Uma produção Independente" ao público, cada setor da escola vai representar uma época e um gênero dos filmes de terror, como detalha Anderson Rodrigues.
No primeiro setor, a comissão de frente, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e os primeiros integrantes da agremiação representarão os tempos relacionados à Idade Média. Já o carro abre-alas terá uma escultura gigante de Zé do Caixão, ícone do gênero no Brasil e no mundo. Ele terá a sua frente um projetor, dando a ideia de que está de fato projetando um filme na avenida. "Para completar, será a morte quem dará a "claquetada", avisando que o filme já vai começar", diz Rodrigues.
A escola segue com zumbis, única parte que não será "carnavalizada", para manter o clima de tensão e pânico total. São eles quem vão perseguir e pressionar a bateria no recuo, por exemplo.
No próximo setor, a ideia é mostrar os vampiros e a relação deles com medo, amor e sedução. Drácula será destaque de um dos carros. Em seguida, os filmes que mexem com o psicológico, como "O Exorcista" e "O Corvo".
Destaque para a escultura representando a fachada do MASP que estará destruída pelo apocalipse zumbi, em referência a Zombie Walk, evento tradicional que ocorre todos os anos no Dia de Finados no Centro de São Paulo.
No total serão quase 3 mil integrantes, cinco alegorias e o carro da comissão de frente.
O pessoal da TV SASP também esteve por lá, confira:
O pessoal da TV SASP também esteve por lá, confira:
Veja abaixo o samba-enredo:
“Em cartaz: Luz, Câmera e…Terror. Uma produção Independente”"Hoje o bicho vai pegar, vem ver
A plateia delirar, enlouquecer
Saiu da tela, entrou na mente
É o terror independente
Em cartaz, uma produção arrepiante
Meu filme traz cenas de pavor a cada instante
É tempo de feitiçaria, a magia está no ar
Na santa chama, deixa a bruxa queimar
A carruagem revela o gênio macabro nacional
Faz o cinema vibrar no cenário do carnaval
Zumbis tomam conta da selva de pedra
A luta do bem contra o mal, começou
Nas ruas o caos é assustador
Tem vampiros entrando em ação
A lua brilha na escuridão
Segue o baile no meio do povo
O lobisomem ataca de novo
Estranhas visões, assombrações
Ressurgem causando espanto
Será ilusão na embarcação?
Fantasmas em todos os cantos
Famosos vilões da história
Marcaram a nossa memória
Na noite dos horrores
O final que que sempre quis
Fazendo a festa
Sem medo de ser feliz"

Nenhum comentário:
Postar um comentário