segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia das bruxas, Halloween, Samhain, Beltane – o que estas comemorações tem em comum?





Hoje é Halloween ou Dia das Bruxas?
Samhain ou Beltane?


Ou apenas Dia do Saci?  


Muitas pessoas ainda acham que é tudo a mesma coisa, esperamos que essa postagem possa esclarecer um pouco sobre cada comemoração!

Dia das Bruxas
Ao contrário do Halloween a data surgiu depois do cristianismo e é uma forma de protesto contra a fogueira da inquisição

A comemoração do “Dia das bruxas” propriamente dito teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. Essa data é uma data surgida depois do cristianismo e é hoje em dia uma data simbólica de combate a opressão para a religião Wicca e outras religiões que praticam a bruxaria. Nada tem a ver com o Halloween como o senso comum acredita.

Halloween

Mais antiga do que o cristianismo a data se torna cada vez mais popular no Brasil

Desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos” data inclusive criada pelos católicos, porém a origem do Halloween é muito mais antiga do que o Cristianismo. Os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios, monstros e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica do medo, a abóbora e outros vegetais eram oferendas colocada nas fazendas e teriam o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas. A brincadeira de pedir doces "Gostosuras ou travessuras" surgiu como uma alusão as frases proferidas pelos maus espíritos,monstros e demônios que ameaçavam as colheitas. O Halloween antes de ser uma festa comercial como é hoje em dia era uma comemoração estritamente rural e ao contrário do Samhain, do Beltane e do Dia das Bruxas não tem vínculos religiosos, apenas tendo em suas origens a crença popular do medo do sobrenatural.
Samhain
Uma das principais celebrações pagãs, data estritamente religiosa e não comercial

Os praticantes de diversas religiões inclusive neopagãs celebram-no, como por exemplo a Wicca. Ele é celebrado no dia 31 de Outubro no hemisfério norte e 30 de abril no hemisfério sul. Essa diferença existe porque as estações são invertidas de um hemisfério para o outro. Esta é a primeira e ultima celebração do ano wiccano pois é quando o ano acaba e começa (nota que o ano celta é cíclico). Este é igualmente um dos oito sabbats com maior relevância, pois é a noite em que o caos primordial retorna para o inicio do novo ano, é por isso a noite em que o mundo dos vivos se mistura com o dos mortos, sendo deste modo a melhor altura para se conectar com os mortos. Os Celtas acreditavam que determinadas entidades mágicas eram consideradas hostis para os humanos, seus animais e colheitas. Deste modo muitas pessoas pregavam partidas aos seus vizinhos, desde trocar os gados, por figuras humanoides em locais para assustar, ao qual se tornou muito famosa a Jack o’Lantern ou a famosa abóbora iluminada de Halloween. Porém ao contrário do Halloween o Samhain não é uma data comercial e sim religiosa tendo em comum com o Halloween a origem celta.

Beltane
O festival pagão da fertilidade: banquetes, danças e orgias


Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, onde os pagãos comemoram o casamento dos Deuses. Durante o festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras Celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens ou animais para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas. Representa o início do Verão e marca a morte do Inverno, sendo comemorado com danças, sexo e banquetes. Ocorre em 1 de maio no Hemisfério Norte e 1 de novembro no Hemisfério Sul.


DIA DO SACI ????

A data foi criada por força da lei, sem nada que ligasse a comemoração ao dia 31 de outubro

O Saci é um personagem do folclore brasileiro, porém sua origem é a mesma do Halloween: irlandesa, o Saci é um Gnomo (criaturas de origem Celta). Embora gnomos sejam criaturas típicas do Halloween nada liga o personagem Saci individualmente ao dia 31 de outubro, a não ser um projeto de lei para combater o Halloween(combater cultura?) imposto pelos políticos Aldo Rebelo(PCdoB) ( o Neo Ruralista que derrubou o código florestal ) obs: o Saci (protetor do meio ambiente) não deve ter gostado e Angela Guadagnin(PT) (aquela da dança da pizza). Pelo visto estão tão preocupados em roubar o dinheiro do povo e seus recursos naturais que se esqueceram que o Saci é um personagem do Halloween, alguém lembra eles?

O Saci brincando de Halloween nos EUA, acho que o Aldo e a Angela ficariam irritados com essa imagem

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dicas para assustar na noite de Halloween

Não ter dinheiro não é desculpa para não deixar a casa assustadora nesse Halloween, confira como deixar sua casa assustadora sem gastar muito.


Pegadas de Sangue: 
Com um marcador desenhe uma pegada em uma esponja grande, cortar a pegada. Despeje tinta lavável em uma panela de alumínio. Pressione a esponja na tinta e espalhe pegadas de sangue por toda sua calçada, ou em torno do lado de sua casa. Virar a esponja de cabeça para baixo para carimbar o outro pé.




Pisando em Ossos: Espalhe um pouco de pão seco ou pretzels embaixo de um tapete. Quando seus convidados atravessarem o tapete vão se sentir pisando em ossos.




Pimentões Assassinos: Grande ideia! Desenhe uma cara sinistra em um pimentão verde como se fosse uma Jack lanterna! Você pode ter uma linha inteira deles, e existe pimentões amarelos e vermelhos para tentar também. Você pode fazer um exército deles e esconder por seu jardim e por sua casa. Enterrando uma parte deles no jardim fica bem assustador.




Iluminação Tenebrosa:
 Quando você tem tudo mal iluminado é uma boa ideia ter uma luz reflexiva. Uma lâmpada de luz negra é sempre um bom efeito, especialmente se você estiver vestido como um esqueleto!





Fantasmas: 


Materiais:

  • Tesoura
  • Régua
  • Tecido Branco (quanto mais parecer uma tela, melhor será)
  • Feltro preto
  • Balões
  • Resina para endurecer tecido (vai encontrar em lojas de artesanato)
  • Copo de isopor
  • linha de pesca
Passo-a-passo:
Compre os materiais em tamanho proporcional ao fantasma que quer construir. Se vai fazer um realmente grande, compre daqueles balões gigantes, tecido suficiente para cobri-lo, e um baldinho de isopor que tenha tamanho ideal para ser o suporte do balão.
Meça e recorte o tecido no tamanho desejado. Se for um tamanho maior ficará mais fácil para cortar, se dobrar o tecido ao meio.
Encha a quantidade de balões referente ao número de fantasmas, e coloque sobre os copos de isopor, de maneira que o bico do balão fique dentro do recipiente.
Mergulhe o tecido dentro da resina preparada de acordo com as instruções do fabricante. Em seguida, coloque o tecido sobre o balão, tendo o cuidado de deixar as pontas um pouco tortas, afinal é halloween,e o fantasma deve ficar assustador.
Espere secar de acordo com o tempo indicado na embalagem da resina que você adquiriu, normalmente não mais que 20 minutos.
Quando verificar que o pano está completamente seco, pegue um alfinete e estoure o balão. Vai ficar aforma do fantasma!
Recorte os olhos no feltro de cor preta, e boca, se quiser, e cole no fantasma. Meça a linha de pesca no tamanho desejado, correspondendo ao local onde o deixará dependurado.
Pregue a linha no topo da cabeça, e está feito, já possui uma decoração perfeita para o Halloween.Coloque o fantasma sob o facho de uma lâmpada, e ficará mesmo tenebroso!


Fantasmas Animatrônicos:


Várias lojas no Brasil vendem esses fantasminhas animatrônicos com sensor de presença,luz,som e movimentos. Reconheceu o fantasma branco?  É o nosso mascote, vai ver que é por isso que está esgotado,rs


Jack Lanternas: 
É preciso:

• 1 colher grande ou uma daquelas colheres de sorvete;
1 faca afiada
• folhas de jornal
• 1 vela pequena.
Com a faca (que deverá ser comprida) corte uma espécie de tampa na abóbora, na parte de baixo(cuidado para não furar os lados da abóbora).
abóbora de Halloween
O buraco deverá ser grande o suficiente para tirar o recheio (polpa e sementes) com a ajuda da colher.
segundo passo para uma lanterna
Limpe também a «tampa» que retirou para abrir a abóbora.
esculpindo a abóbora
Cara de abóbora
Coloque a abóbora numa mesa e verifique qual é o melhor lado para começar a esculpir.
Imagine a «cara» que deseja fazer e use a faca para, cuidadosamente, retirar as partes individuais que não lhe interessam. Se precisar de ajuda, use uma caneta para fazer as marcações antes de começar a cortar.
Minha lanterna de abóbora
Assim que terminar de cortar, empurre devagarinho as peças recortadas para ver o resultado final.
A lanterna de abóbora que imagino
Se tudo estiver perfeito (na medida do possível) pode-se passar à parte da vela, que é bastante simples: coloque a «tampa» da abóbora (deixando-a nivelada) no fundo da abobora, e cole com cera a vela encima, ficando assim perfeitamente estável.
Minha lanterna de abóbora acesa



Depois é só acender a vela e Feliz Halloween!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Especial Halloween- Comidas Macabras

Para o Halloween ser completo a comida também tem que entrar no clima, selecionamos alguns petiscos e drinks simples de se fazer e o resultado é arrepiante, confira:


Olhos esbugalhados



O que precisa
- Ovos
- Pimentão
- Azeitonas pretas                                            
- Palitos de dente
- Ketchup
Como fazer
1. Cozinhe os ovos em água fervente até que eles fiquem duros (o que leva cerca de 10 minutos em fogo alto).
2. Espere esfriar e descasque. Com uma faca, corte uma fatia da extremidade menos arredondada para que o ovo fique em pé.
3. Corte uma fatia da outra ponta do ovo e uma rodela de pimentão do mesmo tamanho.
4. Corte um círculo pequeno de azeitona preta.
5. Coloque o pedaço de azeitona sobre o pimentão, montando a pupila e a íris do olho. Agora, é só encaixá-las na parte de cima.
6. Para dar o efeito de veias, coloque um pouco de ketchup na ponta do palito de dente e desenhe linhas no ovo. Se precisar, tire o excesso com o papel-toalha ou guardanapo.


Dedos de bruxa







O que precisa
- Salsichas
- Amêndoas sem pele
- Ketchup


Como fazer
1. Cozinhe as salsichas em água fervente por cerca de 5 minutos.
2. Deixe esfriar e corte as salsichas ao meio.
3. Com a ponta de uma faca, faça cortes pequenos e superficiais nas salsichas, formando os nós dos dedos.
4. Para fazer a unha, enfie metade de uma amêndoa nas extremidades que não foram cortadas.
5. Passe um pouco de ketchup na parte cortada das salsichas. Assim, os dedos ficarão "sangrando"...


Sanduíche Fantasma







O que precisa
- 1 pacote de pão de fôrma sem casca
- 1 pote de maionese sabor azeitona
- 6 azeitonas pretas grandes


Como fazer
1. Faça sanduíches de maionese com todo o pacote de pão.
2. Para fazer a silhueta do fantasma, recorte a borda dos pães com uma faca. Para os olhos, cole pedaços de azeitona preta com maionese na altura do rosto da figura.

Cemitério Maldito






O que precisa
- 1 brownie comprado pronto
- Bolacha maisena
- Açúcar cristal verde (colorido com anilina)


Como fazer
1. Recorte o brownie em retângulos, como se fossem túmulos, e cubra com açúcar verde.
2. Corte as bolachas ao meio e coloque-as na cabeceira dos túmulos, fazendo as lápides.

Sangue de morcego





O que precisa
- 5 morangos médios lavados
- 1 copo de soda limonada
- Açúcar a gosto


Como fazer
Bata todos os ingredientes no liqüidificador e sirva.

Drink do caldeirão





O que precisa
- 1 copo de refrigerante de limão
- Açúcar de confeiteiro a gosto
- Uma pitada de canela em pó
- Uma pitada de gengibre em pó

Como fazer
1. Em uma panela, misture todos os ingredientes como uma colher de pau.
2. Leve ao fogo baixo e mexa até aquecer o líquido. Atenção! Não deixe ferver.

Suco de abóbora





O que precisa
- 1 xícara (chá) de abóbora picada
- 1 copo de suco de maçã
- ¼ de copo de suco de abacaxi
- Mel a gosto

Como fazer
1. Cozinhe a abóbora por 5 minutos. Deixe esfriar.
2. Bata todos os ingredientes no liquidificador.


Ponche de Vampiro





O que precisa
- 2 litros de refrigerante de limão
- 1 garrafa de suco concentrado de uva
- 200 ml de xarope de groselha


Como fazer
Misture tudo. Ponha para gelar e sirva com pedrinhas de gelo.