O 12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, o principal do gênero no País, será realizado até 19 de setembro, totalmente online e gratuito. Participam longas-metragens (ficção e documentários) e curtas-metragens de 34 países em 15 mostras competitivas. A exibição será pela plataforma https://play.innsaei.tv/. São 111 filmes no total.
Os longas-metragens estão divididos em duas mostras competitivas: ficção e documentário. Os curtas-metragens estão divididos em outras 13 mostras: Ficção Científica, Fantastic Black Power, Fantástica diversidade, Horror, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudantes, Fantasmas, Fantasteen, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos, Amador.
Thriller argentino Cadáver Exquisito é outro grande destaque da mostra. |
Filmes de 34 países dos cinco continentes participam do 12º Cinefantasy. Além do Brasil, filmes da Itália, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Coréia do Sul, Reino Unido, Rússia, Hungria, Turquia, Áustria, Austrália, Grécia, Canadá, El Salvador, Etiópia, Grécia, Guatemala, Honduras , Índia, Indonésia, México, Nicarágua, Noruega, Panamá, Peru, Tailândia, Taiwan, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica.
Todos os longas-metragens internacionais são inéditos no Brasil. As produções serão uma janela para o espectador conhecer um pouco dos países onde as gravações aconteceram. Um exemplo é a ficção 'Dias de Luz' (2019), o filme conta, sobre o olhar de diferentes diretores, como moradores de seis países da América Central enfrentariam a vida desconectados da tecnologia devido a uma tempestade solar.
Ao todo, o Brasil disputa com 41 filmes. A Mostra Brasil Fantástico, por exemplo, é composta por obras, em sua maioria, indígenas e tem curadoria de Graciela Guarani. E a Mostra Fantastic Black Power conta apenas com filmes nacionais. O Festival trará ainda a estreia mundial da obra brasileira 'As Almas que Dançam no Escuro' (2021), do cineasta Marcos DeBrito.
Cena da distopia nacional Carro Rei. Vencedor do Festival de Gramado se inspirou em clássicos do terror como Christine, o Carro Assassino. |
Uma História de Fantasmas Coreana (Estados Unidos)
Dia de Finados (Brasil)
A floresta amazônica há muito tempo fornece aos ribeirinhos um meio de sustento. Duca, um caboclo acostumado a aproveitar as oportunidades da vida, em uma conversa com seu compadre Firmino descobre um meio de, quem sabe, ir para uma nova vida e largar o interior, mesmo que às custas de seu compadre. Mas a floresta não dá só sustento, ela esconde mistérios nunca antes vistos pelo homem e Duca está prestes a descobrir um deles.
#Semfiltro (Estados Unidos)
Aborda o crescente problema em torno do Transtorno Dismórfico Corporal através dos olhos de Beth, uma mulher insegura de vinte e poucos anos, que se torna obcecada por um filtro, fazendo-a questionar o que é a verdadeira beleza.
O Último Natal do Universo (Espanha)
25 de dezembro do ano que vem. A humanidade foi para o inferno e apenas poucos sobreviveram devorando uns aos outros. Papai Noel vem trazendo brinquedos, mas em mundo sem crianças boazinhas, ele terá de usá-los como armas mortais.
Iskioma (Grécia)
Um veterinário é chamado para tratar de uma doença misteriosa em uma fazenda em uma área remota na Grécia. Ele examina a primeira vítima, um carneiro, mas a natureza da doença ainda não é descoberta. Sem nenhum momento de hesitação, ele aconselha o dono da fazenda a abater todos seus animais como medida de precaução e lhe diz que retornará em alguns dias com os resultados laboratoriais. Porém, repentinamente, uma tempestade se forma e o obriga a passar a noite na fazenda.
Nós: As Feras (Bolívia)
Nos anos 80, a Bolívia está se recuperando das ditaduras militares que comandavam o país. Franco, um menino, inicia uma amizade com um homem estranho que sua mãe mantém trancado no porão. Pensando que aquele homem poderia ser seu pai, ele tenta libertá-lo, descobrindo verdades que não podia entender.
Queimaduras de Sol (Reino Unido)
Uma misteriosa doença transmitida pelo ar faz com que uma mãe e sua filha fiquem mortalmente sensíveis à luz solar.
Luz: A Flor da Maldade (Colômbia)
Cadáver Exquisito (Argentina)
Carro Rei (Brasil)
Uno se comunica com carros desde criança. Quando uma lei que proíbe a circulação de automóveis antigos coloca a empresa da família do pai em perigo, Uno busca o seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com o seu tio, transforma-o no Carro Rei - um carro que pode falar, ouvir e até se apaixonar. Um carro que tem planos para todos.
Covil (Reino Unido)
A Harpa Maldita (Rússia)
As Almas que Dançam no Escuro (Brasil)
O Maestro (Tailândia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário