Top 10: Os Melhores Filmes de Terror no Oscar

segunda-feira, 1 de março de 2021

Top 10: Os Melhores Filmes de Terror no Oscar

 

Filmes de terror foram desprezados no Oscar por décadas, até que um serial killer que amava chianti e uma criança possuída por um demônio mudaram tudo. Agora, vemos produções assustadoras fazendo história com suas nomeações e vitórias na badalada premiação da Academia. 

Aqui estão, em ordem de preferência, os 10 melhores filmes de terror indicados a estatuetas na história do Oscar..

10)- Um Lugar Silencioso (1 indicação)


John Krasinski dirigiu e estrelou este filme terror de 2018, que segue um pai (John) e uma mãe, interpretada por sua esposa na vida real, Emily Blunt, enquanto eles lutam para sobreviver e criar seus filhos em um mundo pós-apocalíptico habitado por monstros cegos com um sentido de audição aguçado. 

No Oscar de 2019, ‘Um Lugar Silencioso’ recebeu uma indicação de Melhor Edição de Som.

9)- O Silêncio dos Inocentes (7 indicações, venceu 5)


O Silêncio dos Inocentes’ estreou nos cinemas no Dia dos Namorados em 1991 e é considerado um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. 

O longa psicológico ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz para Jodie Foster como a agente do FBI Clarice Starling e Melhor Ator para Anthony Hopkins como o psiquiatra forense canibalista Hannibal Lecter. A produção também foi indicada em outras duas categorias - Melhor Som e Melhor Edição de Filme - mas não levou essas estatuetas pra casa.

8)- Corra! (5 indicações, venceu 1)


Poucas estreias na direção tiveram tanto sucesso quanto Jordan Peele. ‘Corra!’ se tornou popular como um thriller social com comentários moderados sobre a divisão racial dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que se manteve no gênero de terror. A trama gira em torno de Chris Washington, interpretado por Daniel Kaluuya, um jovem afro-americano que segue sua namorada branca (Allison Williams) até sua casa para encontrar sua família. Lá, ele começa a experimentar ocorrências estranhas e, conforme Chris vai mais fundo, ele descobre o segredo perturbador que a família Armitage está abrigando. 

Jordan Peele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, enquanto o longa também recebeu três outras indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Daniel Kaluuya.

7)- Louca Obsessão (Vencedor de 1 Oscar)


Esta adaptação de 1990 do livro homônimo de Stephen King é estrelada por Kathy Bates como a enfermeira psicótica Annie Wilkes, que mantém seu romancista favorito (James Caan), em cativeiro por não gostar do final do seu livro.

Kathy recebeu muitos elogios por seu desempenho e ganhou o Oscar de Melhor Atriz.

6) - Atração Fatal (6 indicações)


Glenn Close estrela como Alexandra Forrest, uma mulher que se torna obcecada por Dan Gallagher, personagem de Michael Douglas, depois que eles têm um caso neste thriller psicológico de 1987.

Atração Fatal’ ganhou seis indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz para Close, Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Archer e Melhor Montagem de Filme.

5)- O Sexto Sentido (6 indicações)


O terror sobrenatural de 1999 de Night Shyamalan continua sendo seu thriller principal de reviravoltas. ‘O Sexto Sentido’ é estrelado por Bruce Willis como Malcolm Crowe, um psicólogo infantil que está tentando corrigir seu fracasso e reconciliar-se com sua esposa. Um ano após a invasão de um ex-paciente, Malcolm começa a trabalhar com Cole Sear (Haley Joel Osment), de 9 anos. No entanto, Cole tem um segredo obscuro... 

A produção ganhou seis indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição de Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Haley Joel Osment e Melhor Atriz Coadjuvante para Toni Collette.

4)- Psicose (4 indicações)


Alfred Hitchcock recebeu sua quinta indicação ao Oscar de Melhor Diretor por esta obra-prima do terror de 1960. ‘Psicose’ tem sido elogiado como uma grande obra de arte cinematográfica devido à sua direção inteligente, atmosfera tensa e performances icônicas. Anthony Perkins interpreta Norman Bates, o tímido dono de um motel, que se depara com a fraudadora Marion Crane (Janet Leigh). Sessenta anos depois, a revelação do filme ainda é uma das mais icônicas que existem. Os 109 minutos são preenchidos com duas grandes reviravoltas que o farão pensar duas vezes antes de parar em um motel à beira da estrada.

‘Psicose’ também recebeu indicações de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção de Arte em Preto e Branco e Melhor Cinematografia em Preto e Branco.

3)- O Exorcista (10 indicações, venceu 2)


Num sítio arqueológico em Hatra, próximo a Nínive, no Iraque, o arqueólogo e padre Lankester Merrin visita uma escavação onde foi encontrada uma pequena escultura de pedra de uma criatura bestial e horrível chamada Pazuzu, um antigo demônio. Enquanto isso, Damien Karras (Jason Miller), um jovem padre da Universidade de Georgetown, começa a duvidar de sua fé ao lidar com a doença terminal de sua mãe. Enquanto que Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz que está filmando em Georgetown, percebe dramáticas e perigosas mudanças de comportamento em sua filha de 12 anos (Linda Blair).

A adaptação de 1973 de ‘O Exorcista’ ganhou dois Oscars de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som, ao mesmo tempo que recebeu outras oito indicações. Entre elas, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Atriz Coadjuvante para Linda Blair como Regan, a jovem possuída por um demônio, Melhor Ator Coadjuvante para Jason Miller e Melhor Atriz para Ellen Burstyn como a mãe de Regan.

2)- Cisne Negro (5 indicações, venceu 1)


Este filme de terror psicológico de 2010 é estrelado por Natalie Portman e Mila Kunis, que interpretam bailarinas treinando para a produção de “Swan Lake”. Nina (Natalie) é escalada como a inocente e frágil Cisne Branco, enquanto sua nova rival, Lily (Mila), é escalada como o Cisne Negro. Isso faz com que Nina seja oprimida pela imensa pressão de competir com Lily, o que eventualmente a leva a perder o controle da realidade. 

O longa-metragem foi indicado para Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Diretor e Melhor Fotografia, além de vencer na categoria de Melhor Atriz pela performance de Natalie.

1)- Parasita (6 indicações, venceu 4)


O thriller sul-coreano de 2019 de Bong Joon Ho gira em torno de uma família desempregada, que vive em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que o filho mais novo comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um vai indicando os familiares para trabalharem lá, fingindo sempre não se conhecerem, até todos ficarem empregados. No entanto, segredos e mentiras necessários à ascensão social custará muito caro para todos.

Impressionantemente, ’Parasita’ recebeu seis indicações ao Oscar e levou para casa quatro estatuetas nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional, tornando-se o primeiro filme sul-coreano a receber reconhecimento do Oscar. Sua vitória de Melhor Filme também tornou 'Parasita' o primeiro longa-metragem em um idioma diferente do inglês a receber o Oscar de Melhor Filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário