Inicialmente, o 16º Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre tinha adiado sua edição anual, na esperança de realizar uma edição presencial pós-pandemia. Enquanto isso, viabilizou uma edição menor, em formato virtual. No entanto, como as diretrizes de segurança ainda não permitem aglomerações nem reaberturas dos cinemas, o maior evento nacional de cinema fantástico e de terror abraçou o formato integralmente online.
Em parceria com a Darkflix, plataforma especializada no gênero terror, o Fantaspoa apresentará, entre os dias 24 de julho e 2 de agosto, 110 filmes de 35 países, divididos entre curtas-metragens e longas-metragens. Os títulos estarão disponíveis gratuitamente, até o limite de 5.000 visualizações. Em paralelo às exibições, lives e palestras permitirão ao público interagir com os diretores, atores e convidados.
Para a abertura, foi escolhida a comédia de terror estadunidense Pornô (2019), selecionada nos festivais SXSW, Sitges e Fantasia. Na trama, funcionários de um cinema liberam por acidente uma criatura sobrenatural com comportamentos sexuais. Já o encerramento traz duas produções nacionais: Skull: A Máscara de Anhangá (2020), dos brasileiros Kapel Furman e Armando Fonseca, que apresenta a vingança de um serial killer, e Antologia da Pandemia (2020), reunião de curtas-metragens de terror estimulados pelo próprio Fantaspoa, e produzidos durante o período de isolamento social.
A seleção internacional inclui obras da África do Sul, Uganda, Panamá, Ucrânia, Grécia e Argentina, entre outros, representando a diversidade do cinema fantástico mundial. Entre os projetos constam um título de ação filmado inteiramente em plano-sequência (Limbo, 2019), e o premiado terror argentino Pedra, Papel e Tesoura (2019), sobre os jogos perversos entre irmãos herdeiros da propriedade familiar.
Confira algumas das obras que serão exibidas no festival:
Antologia da Pandemia, de diversos diretores (The Pandemic Anthology, 2020, Horror, Fantasia, Ficção Científica, Brasil)
2020 é o ano em que um vírus parou o planeta. Em meio à quarentena e à incerteza sobre o futuro, o Fantaspoa criou um concurso para cineastas criarem suas histórias da pandemia – em suas casas, com os recursos disponíveis. Essa antologia reúne os 13 curtas mais criativos produzidos, capturando esse momento que, se a humanidade tiver sorte, nunca se repetirá.
Barry Fritado, de Ryan Kruger (Fried Barry, 2020, Horror, África do Sul)
Barry é um doidão viciado em drogas que, durante uma ressaca, é sequestrado por alienígenas. Um extraterrestre possui seu corpo e inicia uma jornada de exploração e descobrimento das maravilhas do nosso planeta, numa aventura regada a drogas, sexo e violência.
Crazy World, de Nabwana I.G.G. (Ani Mulalu? The Crazy World, 2019, Ação, Uganda)
A famosa gangue Máfia do Tigre sequestra um grupo de crianças acreditando que irão enriquecer com uma propriedade mágica presente em seu sangue. Para seu azar, as crianças capturadas são “Waka Stars”, mestres na arte do Kung Fu. Além disso, dois de seus pais, desesperados, se juntam para salvar seus filhos e se vingar da gangue.
Diabo Vermelho, de Sol Charlotte, J. Oskura Nájera (Diablo Rojo PTY, 2019, Horror, Panamá)
Primeiro filme de horror na história do Panamá, “Diabo Vermelho” segue um motorista de ônibus que é vítima de um misterioso feitiço e acaba perdido na floresta de Chiriqui, onde terá que combater criaturas maléficas com a ajuda de seu assistente, um padre e dois policiais.
Entrelaçado, de Minos Nikolakakis (Entwined, 2019, Horror, Drama, Fantasia, Romance, Grécia / Reino Unido)
Panos, um médico da cidade grande, se muda para uma vila remota para atender uma comunidade. Ele se encanta ao ver Danae, que vive isolada, com uma estranha doença na pele. Determinado a curá-la, Panos logo descobrirá que Danae não é a garota indefesa que ele imaginava e o tempo é essencial para os dois.
Estranho, de Dmitriy Tomashpolskiy (Storonniy, 2019, Thriller, Ficção Científica, Mistério, Ucrânia)
Uma equipe de nado sincronizado desaparece na piscina durante uma apresentação. Um paciente de uma clínica de hidroterapia desaparece enquanto toma banho. Como esses casos estão conectados? Uma inspetora com um currículo imaculado terá que investigar isso. E também terá que descobrir quem ela realmente é.
Ghost Master, de Paul Young (Gôsuto Masutâ, 2019, Horror, Japão)
Uma equipe de filmagens em ação. O assistente de produtor é constantemente humilhado por todos. Mas o que estes não sabem é que ele escreveu o roteiro de um filme com forças maléficas que estão prestes a tomar vida. Um filme com muito humor e influências de mangás japoneses.
James Contra o Seu Eu do Futuro, de Jeremy LaLonde (James vs. His Future Self, 2019, Ficção Científica, Comédia, Canadá)
James, um brilhante cientista, está próximo de descobrir a viagem no tempo quando começa a ser perseguido por um desequilibrado James do futuro, que o tenta convencer a abandonar seu projeto e viver uma vida pacata. O que se segue é uma violenta batalha de um homem contra si mesmo – literalmente.
Limbo, de Tim Dünschede (Limbo, 2019, Thriller, Drama, Crime, Alemanha)
Filmado em um único plano-sequência, “Limbo” conta a história de uma jovem diretora de compliance que descobre uma rede de lavagem de dinheiro. Seu caminho, então, se cruza com os de um mafioso em decadência, um policial infiltrado e um líder de uma gangue vietnamita.
Matar o Dragão, de Jimena Monteoliva (Matar al Dragon, 2019, Thriller, Horror, Fantasia, Argentina)
Durante anos, muitas meninas de um povoado desapareceram misteriosamente. Uma delas foi Elena, que reaparece vinte e cinco anos depois e é acolhida por seu irmão mais velho, Facundo. Ele tenta incluí-la na sua rotina familiar, mas Elena carrega consigo o terror de seu passado.
Pedra, Papel e Tesoura, de Martín Blousson, Macarena García Lenzi (Piedra, Papel y Tijera, 2019, Thriller, Argentina)
Jesus e Maria José vivem juntos na casa que pertenceu a seu recém-falecido pai. Sua rotina é interrompida com a chegada de sua meia-irmã, Madalena, que reivindica sua parte da propriedade. Sem nenhuma intenção de dividir a casa, Jesus e Maria envolvem Madalena em jogos perversos em que não se sabe quem tem a pedra, o papel ou a tesoura.
Pornô, de Keola Racela (Porno, 2019, Horror, Comédia, EUA)
Nos anos 90, cinco funcionários de um cinema de calçada de uma pequena cidade cristã do interior dos Estados Unidos descobrem um velho rolo de filme escondido no porão. Ao colocarem este filme para rodar, eles liberam um demônio sexual que passa a persegui-los, causando altas confusões.
Resina, de Daniel Borgman (Harpiks, 2019, Thriller, Dinamarca)
Liv é uma adolescente de 13 anos que vive isolada na floresta com seu pai e sua mãe, sobrevivendo apenas do que encontram na natureza. Quando ela começa a questionar a visão de mundo dos seus pais, segredos vêm à tona e ameaçam a estabilidade da família.
Salvação, de Lee Chang Moo (Salvation, 2020, Thriller, Policial, Coréia do Sul)
Uma prostituta rouba um bilhão de wons de seu cafetão e é encontrada morta no rio. Enquanto seu cafetão busca recuperar o dinheiro, solicita a ajuda de um policial. Após sofrer um acidente de carro, este policial vai parar em um misterioso retiro, que cultua uma deusa encarnada no corpo de uma criança.
Skull: A Máscara de Anhangá, de Armando Fonseca, Kapel Furman (Skull: A Máscara de Anhangá, 2020, Horror, Fantasia, Brasil)
Após décadas desaparecido, um artefato místico conhecido como “A Máscara de Anhangá” ressurge na metrópole de São Paulo. A Máscara tem o imenso poder de encarnar uma entidade milenar. Manco Ramirez, o herdeiro responsável pela guarda do artefato, e a policial Beatriz Obdias são arrastados para dentro do rastro de sangue deixado pela Máscara.
Tóxico, de Ariel Martínez Herrera (Toxico, 2020, Ficção Científica, Drama, Argentina)
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