Próxima apresentação ocorrerá em 2017 |
O espetáculo Passeio Noturno, do grupo de teatro Tibanaré, está entre os finalistas do Prêmio Brasil Criativo. A votação foi feita pela internet, por meio do site do prêmio. No espetáculo, os atores percorrem de ônibus o Centro Histórico de Cuiabá, retratando as histórias antigas da arquitetura, dos fatos históricos e lendas urbanas.
Eles concorrem ao prêmio com o Circuito de Teatro em Português e o Festival de Teatro Universitário (Festu). A premiação será amanhã, dia 15 de dezembro.
O grupo Tibanaré criou esse espetáculo em 2009 e foi premiado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 2011, para executar uma pesquisa sobre as lendas urbanas no centro histórico de Cuiabá. Essa pesquisa resultou na primeira versão do espetáculo em que o público acompanhou 11 personagens pelas ruas vivendo algumas lendas.
Em 2015, o espetáculo teve uma temporada de 28 apresentações, com ingressos que custaram apenas uma passagem de ônibus.
Uma das lendas contadas é de uma falecida noiva de branco que costuma perambular pelas ruas da cidade na calada da noite. Ela aparece para os homens sozinhos, já que procura um marido para viver uma grande história de amor.
A experiência aconteceu dentro de um ônibus coletivo, adaptado e personalizado para o espetáculo, que levava o espectador em um percurso pela cidade, apresentando o patrimônio material sob uma nova perspectiva.
Espetáculo ocorre nas ruas da cidade e o preço é apenas uma passagem de ônibus |
Os personagens ficam espalhados pelo caminho, entre elas a falecida noiva de branco, Seu Chico, a fofoqueira vendedora de conversas e chás de feitiço, a velha alma moradora de rua e o coveiro com um defunto que faz serestas.
Na peça, o público conhece a capital através de uma perspectiva festiva, misteriosa, romântica e aventureira. Ao todo, 11 atores participam do espetáculo. A segunda edição do espetáculo está prevista para 2017.
O concurso tem 22 categorias, que, por meio de uma seleção de projetos inscritos por meio de uma plataforma online, passam por um processo de seleção feita pelos curadores, profissionais de renome nacional na área, que fazem a seleção dos concorrentes de cada categoria. Eles concorrem pela categoria teatro. A votação terminou no sábado (3).
"Estamos felizes com a seleção feita pela equipe de curadores e pelo reconhecimento que esse concurso gerou para o nosso trabalho e para nosso estado. Queremos ir para a final e ganhar o prêmio, pois isso irá abrir muitas portas para a realização da segunda temporada do espetáculo, ainda em 2017", explicou Alexandre Ferreira, diretor e fundador do Grupo Tibanaré.
O Prêmio Brasil Criativo é uma iniciativa da Projecthub, em parceria como o Governo do Estado de São Paulo e a 3M.
Noiva Fantasma interage com o público que percorre diversas ruas de Cuiabá para conhecer as lendas dos locais |
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário