O site O Recife Assombrado, que desde 2000 acumula acervo de narrativas de horror e já publicou três livros, lançou o álbum "Histórias em Quadrinhos d'O Recife Assombrado".
O livro tem oito narrativas originais ( A maldição circular; O tesouro da Judia; Presente macabro; Como matar um fantasma; O homem que ria; Adeus Carminha; A vindita; e Olhos vermelhos.) e juntas somam 132 páginas num acabamento fino, impresso em papel couché, com algumas páginas coloridas. Entre as histórias, atuando como interlúdios, há trechos de poesias que flertam com o bizarro, de autores pernambucanos como Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e Joaquim Cardozo.
De acordo com Beltrão, a ideia calhou como o projeto ideal para popularizar o horror pernambucano. "A gente percebeu que havia a possibilidade de fazer HQ porque existe uma ligação natural de quadrinhos com horror", conta, acrescentando que tratar o gênero com essa denominação é uma opção para desvincular do terrorismo.
Os roteiros trabalham com cenários do Recife, que é mostrado como um lugar horrível, assombrado. Aparecem nas histórias, por exemplo, locais como a Rua da Aurora, o Cemitério e Santo Amaro e o Porto do Recife. "As assombrações do Brasil, e de Pernambuco em particular, têm grande diversidade e podem muito bem servir de inspiração para a ficção de gênero fantástico", diz Beltrão.
As histórias trazem desenhos de estilos diferentes. São trabalhos dos artistas Arnaldo Luiz, Luciano Félix, Milson Marins, Rafael Portela e Téo Pinheiro. Os roteiros são de Leonardo Santana e André Balaio. A edição foi feita por Balaio e Beltrão.
Segundo Beltrão, os quadrinistas, que estavam mais acostumados com trabalhos de super heróis, foram familiarizados com o gênero através de um seminário. "O projeto é uma novidade, não tem isso aqui, é ousado. Estamos desbravando o terreno e queremos fomentar isso".
Atualmente, o site "O Recife Assombrado" se dedica a incentivar a discussão e a produção cultural em torno de várias formas de expressão: literatura, quadrinhos, cinema e internet. A proposta central do projeto é usar a ficção para preservar e divulgar o imaginário popular pernambucano, especialmente as tradicionais lendas e histórias assombradas.
O preço sugerido do livro é de 25,00 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário