A Páscoa foi comemorada no último domingo e aproveitando o clima doce da comemoração resolvemos mostrar um trabalho do artista iraniano Ashkan Honarvar, que atualmente vive entre a Noruega e os Países Baixos. Usando a fotografia, o artista explora o ser humano através de imagens em que tanto mostra a beleza do corpo humano, quanto as piores atrocidades e crueldades da alma humana, através de cicatrizes e deformidades neste mesmo corpo, infringido por seus pares.
Em sua série Faces 5, Ashkan Honarvar usa de algo lúdico para mostrar algumas das consequências das piores atrocidades do ser humano. Nesta série o artista retrata rostos deformados, mas ao invés de mostrar cicatrizes ou a carne sangrando, ele substitui esses elementos por doces e muito açúcar. Assim, feridas abertas que retiram parte do nariz, ou pedaços do crânio, são recobertas com uma massa doce e colorida de açúcar e confeitos. O resultado, que contrapõe um lado mais infantil e lúdico, dos doces, a um lado sombrio, que são os traumas causados por ferimentos graves, é surreal, bizarro e acima de tudo, impactante.
Apesar de Faces 5 ter um visual mais claro e destoante do visual das demais séries de faces do artista (são ao todo 9 séries), ela de certa forma continua com o mesmo clima sombrio e soturno, marcado pela violência. (Nas demais séries, Honarvar mistura fotografias de soldados mutilados na Primeira Guerra Mundial em colagens igualmente bizarras e provocativas).
Honarvar se inspirou em fotos reais para produzir sua coleção e utilizou recursos de manipulação de imagens. No lugar dos soldados, modelos. E, em vez de mostrar sangue, cicatrizes e machucados profundos, ele apostou nos pedaços de bolos coloridos para fazer uma alusão às deformações sofridas pelas vítimas. O artista utiliza seu trabalho para fazer uma crítica às graves e muitas vezes irreparáveis consequências trazidas por guerras e conflitos em geral.
Vejam as bizarras e surreais faces deformadas com doces na fotografia de Ashkan Honarvar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário