Prefeitura de Bogotá cria toque de recolher para jovens durante o Halloween

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Prefeitura de Bogotá cria toque de recolher para jovens durante o Halloween


Secretário quer reduzir criminalidade, setembro foi o mês mais pacífico em uma década

A prefeitura da capital colombiana decidiu implantar novamente um toque de recolher para menores de idade durante as celebrações de Halloween na Colômbia. No próximo dia 31 de outubro, aqueles com menos de 18 anos não poderão circular sozinhos pelas ruas da cidade após as 11 horas da noite.

A decisão foi anunciada pelo secretário de Governo de Bogotá Guillermo Asprilla, que informou que a medida conta com o apoio do Comissariado pela Família e do ICBF (Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar). Na semana passada, o prefeito Gustavo Petro já considerava a hipótese do toque de recolher para os jovens.

O principal objetivo do governo municipal é “proteger a integridade” dos jovens, reduzindo os índices locais de violência e zelando pela segurança de crianças e adolescentes. Aqueles que desrespeitarem a resolução serão encaminhados a delegacias, onde suas famílias poderão buscá-los.

Ao longo dos últimos meses, no entanto, o número de homicídios em Bogotá sofreu uma redução de 41%. No último mês de setembro foram registrados 85 homicídios em Bogotá, a menor taxa em uma década. Um ano antes, as cifras chegavam à marca de 144 mortes.

"A taxa de homicídios está em 16,02 para cada 100 mil habitantes. No ano passado, nesta mesma época, estava em 22,1", disse Petro na semana passada, logo após cogitar o toque de recolher e anunciar a criação de programas sociais para as regiões mais violentas da cidade. Até o fim de seu mandato, o prefeito pretende contratar um contingente de cinco mil agentes polícias para coordenar medidas de prevenção da criminalidade.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário