Data já supera o Carnaval no comércio de alguns lugares do Brasil |
“Gostosuras ou travessuras?” Se você pensa que a pergunta é comum apenas nas festas de halloween dos Estados Unidos e Europa, se enganou. Responsável por movimentar a economia de outros países, a data começa a fazer suas cifras também no Brasil. Isso porque o Dia das Bruxas, comemorado em 31 de outubro, já caiu no gosto dos consumidores, e lojistas reservam cada vez mais espaço nas vitrines para acelerar as vendas. Influenciados pela americanização da data, os comerciantes aproveitam a “brincadeira” para aumentar os lucros, e assim, passam a contar com uma nova data no calendário. Nas lojas de fantasias e decoração de Belo Horizonte, o fenômeno é ainda maior. As vendas chegam a subir 60% na reta final deste mês. A festa – que no Brasil se assemelha aos bailes à fantasia – já é considerada a segunda melhor data do ano para esse tipo de lojista e só perde para o carnaval, considerado o Natal do setor.
Entretanto, o halloween vem aumentando a sua participação nesse mercado e, em alguns estabelecimentos, supera o carnaval no volume de vendas. É o caso da Mega Festas. “Notamos que a cada ano estamos crescendo mais. As vendas são puxadas pelas escolas de idiomas, escolas infantis e pelas próprias festas que comemoram o dia”, explica Jane Prado, proprietária da loja. Segundo ela, como prova do bom desempenho, a alta nas vendas em sua loja nesta época do ano chega a 40%. “Bem próximo à data, ainda ocorre uma explosão nas vendas”, diz.
A preparação para o Dia das Bruxas começa cedo. “Assim que acabam os estoques de carnaval começamos a trabalhar o halloween, que vende o ano todo”, diz. Na loja de Jane, em busca de itens de decoração, fantasias de vampiro, chapéus de bruxa, enfeites de abóboras e outros adereços, os clientes encontram produtos com preços que variam de R$ 19,90 a R$ 89. “O preço é democrático. É possível que a pessoa componha a própria fantasia, como também que compre uma mais sofisticada porque a oferta é grande e preparamos um estoque para isso”, comenta.
Além do último fim de semana, que foi de comemorações em clubes, boates e em festas particulares, a continuação no movimento nas vendas é esperada para hoje, terça e quarta-feira, quando ocorrem novas festas. “As pessoas ainda deixam para a última hora. Estamos preparados para um crescimento de 60% da demanda nesses dias”, afirma a proprietária da Festa Mágica, Rejani Sette.
Na loja, que também é especializada em decoração de festas e fantasias, o movimento começou em setembro. “Se tem uma oportunidade de se fantasiar, o brasileiro aproveita. Fora isso, a própria cultura que vem sendo trabalhada nas escolas contribui para que a data ganhe força e o comércio também”, afirma.
Varejo especializado em fantasia já contabiliza alta de 60% |
Além dos vampiros
Na contramão da maioria dos lojistas que atendem o público infantil e a demanda gerada pelas escolas está Marlene Barbosa Alvim, proprietária da loja Encanto Fantasias, especializada no aluguel de fantasias. Ela comenta que entre os mais interessados pelo Dia das Bruxas estão os adultos, seguidos pelos adolescentes. “Nessa época, comercializamos mais as fantasias do manequim 36 ao 44”, comenta. Ainda de acordo com ela, o que chama a atenção é a relação do público mineiro com a data, que não tem apenas os personagens de terror como inspiração.
“Aqui, assim como em outras regiões do país, a brincadeira é mais leve. Vale todo tipo de fantasia e não apenas as de bruxas e vampiros. Isso permite que as lojas também tenham um desempenho melhor”, avalia. Com a diversidade de opções, preços e modelos, a resposta vem no crescimento das vendas. “Em 2010, vendemos 20% a mais; em 2011, 50%; e em 2012 já registramos alta de 20%”, conta a empresária.
Entre os consumidores que fomentam o comércio está a estudante Amanda Ferreira. Frequentadora assídua de festas à fantasia, ela foi às compras em busca de adereços para se vestir de noiva no Dia das Bruxas. “Vou a uma festa tradicional em Divinópolis. Sou fã da data”, comenta. De acordo com Amanda, o halloween faz sucesso no Brasil porque as pessoas gostam de “viver uma fantasia e fugir um pouco da realidade”. “Invisto muito nesse tipo de festa à fantasia, e, mesmo sendo um evento importado, a diversão é certa”.
Clima invade setores diversos
A estudante Amanda Ferreira faz compra para participar de festa em Divinópolis: "Sou fã da data" |
Nem só de fantasia e adereços vivem as lojas especializadas no setor nesta época do ano. A data se apresenta também como oportunidade para outros segmentos do varejo que querem lucrar. Enquanto as lojas especializadas correm para atender a demanda de quem quer se fantasiar, bares, restaurantes, lojas de presentes e de roupas também entram no clima.
Aproveitando o mês da criança e a tradição do halloween nos Estados Unidos, a loja de roupas importadas infantis Bumble Bee investiu alto na decoração de sua vitrine. As vendas aumentaram 30%. “A americanização é recorrente na nossa loja. Já que vendemos roupas importadas fazemos questão de apostar na comemoração dessas datas ”, conta a gerente da Bumble Bee, Larissa Machado Vieira.
Na loja de presentes e convites personalizados Lembrancinhas e Mimos, as caveiras e enfeites que fazem menção à data não foram esquecidos. Para Virginie Njaim Coury, proprietária da loja, a globalização pode ser apontada como a principal responsável pelo sucesso das vendas e pela aceitação da festa. “O halloween impacta no meu negócio porque existe um mercado consumidor crescente e forte que incorporou a festa à nossa cultura. Precisamos estar preparados para isso”, comenta. “Tudo que vem de fora é bem recebido por nós e mexe com a imaginação. Por isso, essa data agora é brasileira também”, observa.
Prêmio
Já o restaurante Applebee's apostou no Halloween Day, que, obviamente, ocorre no dia 31. Dentro da proposta da festa, os clientes que forem ao estabelecimento fantasiados poderão consumir os produtos de todo o cardápio pela metade do preço. A festa, que começa às 17h, terá rodada dupla de drinks e vai premiar a melhor fantasia com um voucher de R$ 50.
Aproveitando o mês da criança e a tradição do halloween nos Estados Unidos, a loja de roupas importadas infantis Bumble Bee investiu alto na decoração de sua vitrine. As vendas aumentaram 30%. “A americanização é recorrente na nossa loja. Já que vendemos roupas importadas fazemos questão de apostar na comemoração dessas datas ”, conta a gerente da Bumble Bee, Larissa Machado Vieira.
Na loja de presentes e convites personalizados Lembrancinhas e Mimos, as caveiras e enfeites que fazem menção à data não foram esquecidos. Para Virginie Njaim Coury, proprietária da loja, a globalização pode ser apontada como a principal responsável pelo sucesso das vendas e pela aceitação da festa. “O halloween impacta no meu negócio porque existe um mercado consumidor crescente e forte que incorporou a festa à nossa cultura. Precisamos estar preparados para isso”, comenta. “Tudo que vem de fora é bem recebido por nós e mexe com a imaginação. Por isso, essa data agora é brasileira também”, observa.
Prêmio
Já o restaurante Applebee's apostou no Halloween Day, que, obviamente, ocorre no dia 31. Dentro da proposta da festa, os clientes que forem ao estabelecimento fantasiados poderão consumir os produtos de todo o cardápio pela metade do preço. A festa, que começa às 17h, terá rodada dupla de drinks e vai premiar a melhor fantasia com um voucher de R$ 50.
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